Lima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lima
Lima tem cerca de 9,2 milhões de habitantes (cerca de um terço da população peruana), e é o centro da economia e política do Peru, concentrando mais de 70% de sua indústria (as principais são as têxteis, papel, alimentos e tintas), metalurgia, construção naval e comércio. Tal crescimento foi produto principalmente do êxodo rural e migração urbana (saindo de cidades menores do país) dasúltimas décadas, especialmente desde os anos 1950 do século XX.
A "Grande Lima" se estende por mais de cem quilômetros ao longo da costa, abrangendo também o porto de Callao, o principal do país, e compõe-se de 43 distritos. A modernização do comércio nos últimos anos dotou a capital peruana de funcionalidades dignas de qualquer metrópole tais como centros comerciais, multinacionais, chegada degrandes marcas, locais de comércio 24 horas que funcionam todos os dias, principalmente nos bairros mais nobres. Por outro lado, a cidade sofre consideravelmente com a poluição, provocada por milhares de veículos, principalmente a frota circulante mais antiga.

Economia
Considerada o maior centro econômico do país. A Grande Lima tornou-se, com cerca de 7.000 lojas, um foco dominante dedesenvolvimento industrial. Isso contribui para o grande número e maior força de trabalho de qualidade, a importância do mercado de vendas, a infraestrutura favorável e em particular o desenvolvimento do tráfego. As principais indústrias são os têxteis e o vestuário, alimentos e indústrias de processamento de bebida. Além disso, os produtos químicos, veículos, peixe e produtos de petróleo e artigos de couro sãofabricados em grande quantidade na cidade.
O Porto de Callao, em Lima, é um dos mais importantes portos de pesca e comercial da América do Sul. Responde por 75% das importações e exportações do Peru. Ele também tem ampla capacidade de armazenamento de produtos frios e várias docas secas. Os principais produtos exportados no porto são produtos derivadosdo petróleo, cobre, ferro, prata, zinco, chumbo, do algodão, açúcar e café.
O crescimento econômico médio anual nos últimos cinco anos foi entre 6% e 8,3%.
Lima abriga quase todas as grandes empresas nacionais, bancos e companhias de seguros do país, além da Bolsa de Valores de Lima (BVL). Fundada em 1860 como "Bolsa de Comércio de Lima", recebeu seu nome atual em 1971. A maioria das companhias estrangeiras presentes no Peru está localizadas emLima. Há uma grande concentração da indústria, em particular da gestão, pesquisa e departamentos de vendas. Além disso, os desdobramentos regionais da indústria são determinadas principalmente da capital, de modo que a região metropolitana tem uma relação centro-periferia forte.
Os problemas em Lima que afetam a economia incluem os altos níveis de poluição do ar pelas emissões de poluentesprovenientes da indústria e pelos veículos automóveis. Na indústria, que está concentrada principalmente na região metropolitana de Lima, há disposição inadequada de resíduos e da capacidade de tratamento de esgoto, gases residuais e dos resíduos.

Comércio
O Centro Comercial Jockey Plaza, em Surco é um dos maiores centros comerciais da cidade. O local foi construído no estilo de um shoppingcenter norte-americano. Há supermercados, bancos, boutiques, lojas de esportes, lojas de bricolage e restaurantes.
O Centro Comercial de San Isidro tem uma estrutura semelhante à loja Jockey Plaza, porém um pouco menor. O Centro de Entretenimento Larcomar é um moderno centro comercial situado no passeio marítimo com restaurantes, cafés, um grande cinema e pistas de boliche. Outros centros comerciais oushoppings em grande escala são: Megaplaza shopping, Plaza norte shopping no norte da cidade e o Centro Comercial San Miguel, próximo ao zoológico principal em Lima "Parque de las Leyendas".
O Mercado Central, um mercado de frutas e vegetais, se localiza no centro de Lima, entre o Huallaga e Ucayali, é um dos maiores mercados a céu aberto da cidade. Além disso, nos arredores deste...
tracking img