Projetinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto "Construindo" Abril de 2011.

Introdução
“O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa.” (Almeida, M.T.P, 2000)

As crianças de hoje estão sendo vitimas de uma mudança rigorosa e intensiva de desapropriação do espaço físico, espaço esse que seria para o aprendizado motor, cognitivo e social durante as brincadeiras derua, nos quintais, momentos de liberdade e espontaneidade.
As casas e as ruas que até pouco tempo permitiam amplos movimentos e brincadeiras diversas estão restringindo estas atividades por falta de espaço físico oferecido pela escola para seu desenvolvimento físico e motor. As brincadeiras de antigamente que empolgaram as crianças como: amarelinha, pular corda, pega-pega, barra-manteiga, jogo debolinhas e outros, auxiliaram e muito no aprendizado motor e por isso precisam ser resgatadas e ensinadas para que as crianças de hoje possam usufruir dessa riqueza de movimentos para que preservem a cultura.
Brincando a criança constrói significados e apropria-se de diferentes papeis sociais, para o atendimento das relações afetivas e a construção de conhecimento, e conseqüentemente desenvolversua identidade e autonomia.
Brincando a criança aprende e assim se desenvolve, extravasando o que sente, descarregando tensões, aprendendo a respeitar os outros e a participar em grupos, enfim, as atividades lúdicas contribuem realmente para as crianças construírem conceitos fundamentais para torná-los adultos mais humanos.

Justificativa
Percebemos nas experiências e vivências comoprofessoras de Educação Infantil que muitos pais não compreendem a importância do brincar na escola, pensam que as crianças apenas brincam no período em que permanecem no CEI, desconhecendo que esses momentos são importantes para a construção das capacidades infantis.
O nosso projeto “Construindo e brincando com sucata” vem de encontro com essa problemática, objetivando vivenciar com os pais brincadeirasque as crianças brincam no cotidiano escolar, entendendo as suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e moral.
Consideramos ainda importante provocar os pais a pensarem no tempo que brincam com os seus filhos em casa, momentos esses fundamentais para fortalecer o vinculo afetivo entre pais e filhos. Para enriquecer essas brincadeiras mostraremos também brinquedos simplesque podem ser construídos com material reciclado, que podem muitas vezes substituir os brinquedos eletrônicos e enriquecer esses momentos de brincar. 

Objetivo Geral
Promover a interação escola-família-comunidade, para vivenciar com os pais a importância do brincar no desenvolvimento infantil, possibilitando para que conheçam um pouco as atividades e brincadeiras presentes na rotina do CEI,dando ênfase à construção dos brinquedos de sucata que enriquecerão esses momentos. 

Objetivos Específicos
*Promover a interação entre pais e a equipe escolar de forma lúdica e prazerosa;
*Resgatar momentos da infância;
*Valorizar o brincar, conhecendo algumas brincadeiras infantis;
*Aprender a construir brinquedos com material reciclável;
*Conscientizar para a preservação do meio ambiente;Preparação e organização do projeto
Primeiramente em reunião com os professores e coordenadora pedagógica decidiu-se a proposta do projeto nesse ano de 2011. Depois de muitas discussões e idéias se definiu o tema “Construindo e brincando com sucata”.
Posteriormente foi decidida a decoração do espaço: brinquedos de sucata para enfeitar o mural do refeitório e os corredores do CEI. O convite doevento seguiu a proposta desse ano, um quebra-cabeça de papelão, a lembrancinha um biboque de garrafa pet e a cortina de entrada do evento confeccionada com caixas de ovos.
A mensagem que os pais receberão no dia, também completou o tema. Para a avaliação dos participantes será confeccionado o caminhão da reciclagem, na qual os pais deixaram seus recados.
O refeitório no dia do evento será ...
tracking img