Natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Enfoques Sistêmico e Termodinâmico dos Recursos Naturais

MOTA, José Aroudo, Pesquisador do Ipea e professor do CDS/UnB. E-mail jamota@ipea.gov.br

1. Teoria de sistema aplicada aos recursos da natureza

O meio ambiente apresenta características de um sistema aberto, que recebe e exporta energia, tendo a economia, a ecologia e os demais entes correlacionados, como subsistemas e quecertamente perecerá, caso não receba inputs. Como tal, apresenta afluxo e refluxo de energia. Pela perspectiva entrópica, a manutenção da vida na terra passa por um ciclo constante de nascimento, desenvolvimento, regeneração e morte. Um recurso natural mantém se vivo, no seu estado altamente organizado, somente se importar energia de alta qualidade do ambiente externo e processá-la de modo a sustentara sua estrutura orgânica.
O enfoque sistêmico proporciona um quadro multidimensional, no qual as diferentes disciplinas interagem, implicando que a sustentabilidade dos recursos naturais deve ser entendida como um modelo capaz de analisar as complexas interações (instituições organizacionais do meio ambiente, decisões públicas, regulamentos, normas, atribuição de valor)entre os subsistemas e o sistema ambiental (CLAYTON, RADCLIFFE, 1996, p. 12). Esse enfoque se aproxima do modelo sistêmico tradicional. As principais características comuns aos sistemas abertos são (GOLDSMITH, 1999, p. 179-187; RICKLEFS, 1996, p. 145-148; BOULDING, 1992, p. 289-300; KATZ, KAHN, 1987, p. 35-42; BERTALANFFY, 1973, p. 217-218):
a) input de energia: nenhum organismo é auto-suficiente,necessitando sempre de entrada de energia, de importação de energia do ambiente externo; os sistemas abertos importam energia do ambiente; os seres animais e vegetais sobrevivem devido à troca constante de energia; do mesmo modo, as atividades econômicas/humanas importam energia do meio ambiente e vivem em função dela; nenhum sistema, ecológico ou econômico, é auto-suficiente ou autocontido; asespécies humanas e biológicas precisam de suprimentos renovados de energia do meio ambiente interno e externo.
b) transformação de energia: toda a energia que entra como input no organismo é transformada, é processada em forma de uma nova energia; a energia importada do ambiente é transformada em energia disponível; a natureza processa materiais em forma de nova energia, visando à sobrevivência dasespécies; as atividades econômicas transformam também energia, trabalham com materiais oriundos do ambiente natural e devolvem para esse ambiente energia de alta entropia; os seres humanos também transformam a energia dos recursos naturais por meio do uso intensivo; quando isso ocorre, a degradação dos recursos da natureza é iminente.
c) entropia negativa: os organismos do meio ambiente sedesgastam e tendem a morrer, por isso é imprescindível que esses sistemas adquiram entropia negativa; para sobreviver, os sistemas abertos precisam mover-se, a fim de deter o processo entrópico; necessitam adquirir entropia negativa – energia transformada de baixa entropia – visando evitar a desorganização do sistema; assim, o processo entrópico dos sistemas abertos conduz à desestruturação dosorganismos biológicos; s sistema aberto, que importa mais energia do meio ambiente do que a que despende, armazena energia e adquire entropia negativa; o processo entrópico impõe-se em todos os seres vivos e atividades econômicas, contribuindo para o desgaste da manutenção da vida na terra.
d) feedback negativo: todo sistema aberto, ao receber energia ou input em demasia, emite uma mensagem de feedbacknegativo com o intuito de manter o sistema na direção correta; os inputs para os sistemas abertos não consistem somente em materiais contendo energia, os quais são transformados em novas formas de energia; as entradas de materiais nos sistemas abertos também são de caráter informativo, proporcionando uma sinalização, uma espécie de sensor que avisa ao sistema sobre a qualidade de energia...
tracking img