Projecto de artigos sobre responsabilidade internacional dos estados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A alimentação do nanorobô
Assim como sistemas de navegação, os especialistas em nanotecnologia estão pensando em usar fontes de energia externas e internas. Alguns projetos se baseiam napossibilidade do nanorobô usar o próprio corpo do paciente como uma forma de gerar energia. Outros, incluem uma pequena fonte de energia integrada ao próprio robô. Por fim, alguns projetos utilizam fontesexternas ao corpo do paciente para alimentar o robô.
Os nanorobôs poderiam obter energia diretamente da corrente sanguínea. Um nanorobô com eletrodos acoplados poderia formar uma bateria usando oseletrólitos encontrados no sangue. Outra opção é criar reações químicas com o sangue para obter energia por meio da combustão. O nanorobô carregaria um pequeno suprimento de substâncias químicas que setornaria uma fonte de combustível quando combinadas com o sangue.
O nanorobô poderia usar o calor do corpo do paciente para criar energia, mas para isso seria necessário haver uma escala de temperaturas. Ageração de energia resultaria do efeito Seebeck. O efeito Seebeck ocorre quando dois condutores feitos de metais diferentes são unidos em dois pontos mantidos a duas temperaturas diferentes. Os metaiscondutores se transformam em termopares, o que significa que geram tensão quando as junções são mantidas a temperaturas diferentes. Como é difícil se basear em temperaturas diferentes dentro docorpo, é improvável que vejamos nanorobôs usando o calor do corpo como energia.
Apesar de ser possível criar baterias com tamanho suficiente para caber dentro de um nanorobô, elas não são vistas como umafonte de energia viável. O problema é que as baterias fornecem uma quantidade relativamente pequena de energia, se relacionada a seu tamanho e peso. Portanto, uma bateria pequena forneceria somenteuma fração da energia que o nanorobô precisaria. O candidato mais provável é o capacitor, que tem uma melhor relação energia-peso.

Fotógrafo: Newstocker | Agência: Dreamstime.com
Engenheiros...
tracking img