Santo agostinho e a justica de dar a cada um o seu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIÇA CRISTÃ E AGOSTINHO - UMA CRÍTICA REFLEXIVA

1. JUSTIÇA CRISTÃ




1.1 JUSTIÇA E RELIGIÃO

Bittar e Almeida abordam o assunto em questão partindo do pressuposto que, no momento em que se discute direito e justiça, é imprescindível analisar a influência que as Sagradas Escrituras produziram sobre a cultura ocidental (2011, ed. 9ª, p.188, § 1). No entanto, consideramos indispensávelressaltar que essa influência se deu principalmente pelas interpretações que lhes foram impressas pelo cristianismo dominante. Outra ressalva de fundamental importância na busca da compreensão do tema aqui versado é constatar por meio da Hermenêutica que a JUSTIÇA BÍBLICA discrepa significativamente da propagada pelo cristianismo tradicional, a saber: Se Abraão foi justificado pelas obras, tem deque se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado comojustiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas aquele que não pratica, mas crê naquele que o justifica, a sua fé lhe é imputada como justiça (Romanos 4:2-4). Nesse sentido, de modo análogo, Jesus testemunhou dajustiça que é pela fé, sem as obras, quando diz a favor daquela que simplesmente o ouvia assentada aos seus pés: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas. Mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada (Lucas 10:38-42). Ora, Maria agradara a Jesus por ter escolhido ouvir a sua palavra, enquanto Marta buscava agradá-lo pela prática de boas obras. Eesta Palavra é corroborada pela seguinte Escritura: Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a JUSTIÇA que é pela FÉ. Mas, aqueles que buscavam a justiça pelas obras, não alcançaram a justiça de Deus. Antes, tropeçaram e caíram. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como pelas obras(Romanos 9:30 e 32).

Por outro lado, alguém poderá dizer: A fésem as obras é MORTA (Tiago 2:20). No entanto, a Hermenêutica Cristã assim interpreta: A fé sem as obras que são fruto dessa mesma fé é morta, pois, anteriormente afirma: MOSTRA-ME A TUA FÉ SEM AS TUAS OBRAS, E EU TE MOSTRAREI A MINHA FÉ PELAS MINHAS OBRAS (Tiago 2:18); e, fundado nessa fé, mais adiante, Lutero vai dizer: “As obras boas e justas jamais tornam o homem bom e justo, mas o homem bom ejusto realiza obras boas e justas”. Portanto, segundo a Hermenêutica Cristã,JUSTIÇA está diretamente correlacionada à FÉ.

Compreendidas todas essas considerações, podemos agora ponderar mais sobriamente acerca do discurso dos autores na conceituação do que seja justiça cristã, sendo o nosso objetivo este: Construir determinado conceito de JUSTIÇA a partir desse 1antagônimo anteriormente exposto.(OLIVEIRA, Fábio de. ANOTAÇÕES DE CLASSE, 2012).

Ademais, segundo os autores, é do legado religioso inestimável de influências, informações e valores que se devem retirar alguns preceitos básicos sobre justiça, sem discutir este tema por qualquer perspectiva ideológica ou pretensamente científica (ed. 9ª, p.188, § 2).Entretanto, ainda que não nos cabe adentrar nos meandros de discussõesmedievais hodiernamente pacificadas, de que modo se pode apreender o conceito de Justiça Cristã sem a devida contextualização histórica a partir da qual aquele cristianismo interpretou justiça?




1.2 RUPTURA COM A LEI MOSAICA

Bittar e Almeida buscam apresentar neste tópico o aparente antagonismo entre a RIGIDEZ da Lei Mosaica e a “NOVA” mensagem trazida por Cristo fundamentada no amor e noperdão. Aqui procuraremos demonstrar que na LEI Deus também fizera repousar ou propunha o fundamento do AMOR, mas alguns alguns a distorceram e procuravam burlá-la. Por outro lado, também procuraremos demonstrar que, ainda que Cristo trouxera a mensagem do amor e do perdão, também havia algo de “mais difícil” cumprimento em sua mensagem, tal como se segue: Se a tua mão te escandalizar, corta-a e...
tracking img