Auditoria interna e externa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.203/09
A RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.203/09 tem como objetivo Aprovar a NBC TA 200 – que trata dos Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria.
A NBC TA 200 passa a ter um padrão de normatização internacional; Elaborada de acordo com a sua equivalente, a ISA 200.
Esta Resolução entrou em vigor nos exercícios iniciadosem ou após 1º. de janeiro de 2010. Sem, contudo alterar a condução dos trabalhos já iniciados antes desta data.
Ela substitui a resolução 820/97

Introdução
Esta norma fala de modo geral, das responsabilidades do auditor independente ao conduzir uma auditoria; Esta responsabilidade deve ser sempre seguida de obediencia as normas brasileiras e internacionais de auditoria.
Essas normas devemser adaptadas a cada ocasião, principalmente quando aplicadas a auditorias de outras informações contábeis históricas, porém, é responsabilidade do auditor garantir cumprimento de todas as obrigações legais, regulatórias e profissionais.

Auditoria de demonstrações contábeis
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.
Essasegurança pode ser alcançada mediante a emissão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas a ela aplicáveis, sem fato relevante que as comprometa, quer seja por erro ou fraude.
Para conseguir identificar possiveis falhas na escrituração, o auditor deve exercer seu julgamento profissional e manter oceticismo profissional ao longo de todo o planejamento e na execução da auditoria.

Data de vigência
Esta Norma entra em vigor e será aplicável para auditorias de demonstrações contábeis iniciadas em 1º. de janeiro de 2010, ou após essa data.

Objetivos gerais do auditor
Durante a execução da auditoria de demonstrações contábeis, o auditor devem buscar:
(a) obter segurança razoável de que asdemonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro,
(b) dados para alaborar o relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido, de forma clara.
Em casos em que não for possível obter segurança razoável e também a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente para atender às necessidadesdos usuários, o auditor deve se abster de emitir sua opinião ou renunciar ao trabalho, isso quando for possível.

Requisitos

Requisitos éticos relacionados à auditoria de demonstrações contábeis.
O auditor deve cumprir as exigências éticas básicas, principalmente as pertinentes à independência, no que se refere aos trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis, visto que sem independencianão será possivel emitir opinião confiável.

Ceticismo profissional
O auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional, buscando sempre informações válidas que permitam emissão de opinião segura.

Julgamento profissional
O auditor deve exercer julgamento profissional ao planejar e executar a auditoria de demonstrações contábeis.

Evidência de auditoria apropriada esuficiente e risco de auditoria
Para obter segurança razoável, o auditor deve obter dados de forma apropriada que sejam suficientes para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável e, com isso, possibilitar a ele obter conclusões razoáveis e nelas basear a sua opinião.

Condução da auditoria
O auditor deve observar quais as normas relevantes para a auditoria.
Uma norma éconsiderada relevante para a auditoria quando ela está em vigor e trata das mesmas circunstâncias encontradas pelo auditor na empresa em questão.
O auditor deve entender o texto inteiro de cada norma, para entender os seus objetivos e aplicar as suas exigênciascorretamente.
O auditor somente poderá declarar conformidade com as normas de auditoria (brasileiras e internacionais) no seu relatório, caso...
tracking img