Programa nacional de merenda escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO PELA ESCOLA

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

















O PROGRAMA NACIONAL DE MERENDA ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS FAMÍLIAS EMPOBRECIDAS





PROJETO APRESENTADO A FORMAÇÃO PELA ESCOLA-PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ATIVIDADE FINAL DO CURSO COMPETÊNCIAS BÁSICAS.













GOIÂNIA, AGOSTO 2012FORMAÇÃO PELA ESCOLA

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA









CURSISTA: MIGUELZITA ARAÚJO RODRIGUES









TUTOR: ANTÔNIO JÚNIOR ANDRADE ROSA

MULTIPLICADORA: ELISABETH BORGES

DISCIPLINA: COMPETÊNCIAS BÁSICAS

ATIVIDADE FINAL: PROJETO – A IMPORTANCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

















GOIÂNIA, AGOSTO 2012

ÍNDICE- Introdução

2 - Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE

2.1 – Objetivo

2.2 – Participação e Controle Social

2.3 – O Caráter Pedagógico da Alimentação Escolar

3 – A Importância da Alimentação Escolar para Famílias Empobrecias

4 – Considerações Finais

5 – Referências Bibliográficas

























INTRODUÇÃO




OGoverno Federal através da sua Política Educacional considera importante e necessário ampliar o acesso a todas as etapas da educação básicas e de garantir padrões de qualidade social ao ensino público. Além da garantia da qualidade assegurar também o direito à permanência a escola.

O acesso e a permanência não se darão apenas pela ampliação da rede física das escolas, mas também por ações comoo transporte, material didático, merenda escolar e outros.
O “FNDE(Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foi criado pela Lei nº 5.537, em 21 de novembro de 1968, modificada pelo decreto Lei Nº 872 de 15 de setembro de 1969. Trata de uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação.”

Os objetivos do FNDE são:

-Promover recursos e executar ações para odesenvolvimento da educação;

-Educação de qualidade com acesso garantido a todo cidadão.

O objetivo deste trabalho é analisar a importância do Programa Nacional de Merenda Escolar para as famílias em situação de pobreza. Por tanto entre os principais programas do FNDE, será destacado o Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE).

Diversos estudos comprovam que umaalimentação deficiente, a qual não atente para o mínimo de vitaminas e nutrientes necessários, prejudicam o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos na Escola.

Existe hoje uma preocupação das autoridades na Educação a fim de prover nas Escolas de uma alimentação que seja ao mesmo tempo variada e nutritiva, já que o desafio é também fazer com que os alunos se adaptem ao novo cardápio,alimento verdadeiramente nutritivo.

2 - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – PNAE



O Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica - PNAE é um programa suplementar a educação, como diz a Constituição Federal que objetiva fornecer alimentação escolar para os alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Um dos seus pilares é auniversalidade no atendimento e a ampliação do atendimento, em 2009, para o ensino médio e o EJA, reforçou este principio do Programa.



2.1 - OBJETIVO:



O PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional eda oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.



2.2 - PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL



O PNAE é executado por meio de transferência automática de recursos federais aos estados, municípios, Distrito Federal e escolas federais, sem a necessidade de convênio, ajuste, acordo ou contrato, mediante deposito em conta-corrente específica....
tracking img