O trabalho do gestor pedagogo no espaço escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O TRABALHO DO GESTOR PEDAGOGO NO ESPAÇO ESCOLAR

O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância do gestor educacional na instituição escolar, por ser ele o principal articulador na construção de um ambiente de diálogo e de participação propício para melhor desenvolvimento do trabalho dos profissionais, consequentemente, para o sucesso do processo educativo-pedagógico.
Torna-seindispensável que o gestor escolar lidere a realização do Projeto Político Pedagógico o qual deve estabelecer as propostas elaboradas pela comunidade intra e extra escolar para nortear as práticas pedagógico-educativas.
A escola deve ser um espaço privilegiado para a introdução dos princípios de flexibilidade, liberdade, diversidade, competitividade e participação. A autonomia escolar deve servista como a possibilidade de a escola refletir sobre si mesma e adequar-se a realidade local.
Para analisar melhor a gestão publica no Brasil, é necessário voltar na década de 1990, onde com a descentralização dos sistemas de ensino existe a preocupação em redefinir quem deve assumir a responsabilidade pela definição dos conteúdos, financiamentos e resultados.
Quase todos os países da AméricaLatina iniciavam um processo de reforma na administração pública e com a redefinição do papel do Estado, a reforma buscou adequar os sistemas públicos de ensino e as demandas do capital.
Com ocorridas mudanças em todo o sistema na natureza do trabalho escolar os professores e toda a equipe docente devem responder as exigências além da escola, que por vezes referem ao planejamento, a elaboração deprojetos, a discussão coletiva do currículo e da avaliação. Surge o trabalho do pedagogo, que impreterivelmente atua na escola com muita responsabilidade, trazendo bons augúrios para a efetivação do trabalho.
Todas as funções dentro do contexto escolar são igualmente importantes, para que haja democracia deve haver a participação de todos, além dos funcionários é necessário à participação dacomunidade nas tomadas de decisões e isto se faz acontecer através dos órgãos colegiados.
Após leitura dos capítulos 4 e 5 do livro de Gestão Escolar, a fim de analisar o trabalho do pedagogo gestor na instituição escolar foi feito uma entrevista com a pedagoga Dalvina Martins Rodrigues na Escola Municipal Monteiro Lobato, buscando verificar o trabalho do pedagogo gestor.
De acordo com a pedagogaDalvina nesta instituição a gestão democrática tem partido do pressuposto de que a escola não é uma instituição isolada, ela está inserida na sociedade, sua administração não cabe somente ao diretor ou a aqueles que nela trabalham, para atender as necessidades desta sociedade precisa-se do apoio de toda a comunidade nas tomadas de decisões e isto acontece por meio das instancias colegiadas dentroda escola. Desta forma quando o diretor partilha a gestão com a comunidade, a escola finca raízes, vai buscando soluções próprias, mais adequadas às necessidades e aspirações dos alunos e de suas famílias, e conquista aos poucos sua autonomia.
Neste contexto o acredita-se que o gestor educacional deve liderar uma gestão participativa e democrática na relação com os professores, funcionários ecom a comunidade, mostrando-se positivo e confiante no desenvolvimento dos trabalhos, atuando como mediador, compartilhando suas ideias sabendo ouvir, sendo aberto e flexível à contribuição de todos para que os profissionais da escola e a comunidade se sintam valorizados, reconhecidos e motivados para que a escola atinja um processo de ensino e aprendizagem de sucesso.
O gestor educacional é oprincipal responsável pela escola, por isso deve ter visão de conjunto, articular e integrar setores, vislumbrar resultados para a instituição educacional, que podem ser obtidos se embasados em um bom planejamento, alinhado com comportamento otimista e de autoconfiança, com propósito macro bem definido, além de uma comunicação realmente eficaz.
O fato de a equipe institucional cultivar sensações...
tracking img