Programa de propaganda e marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLEMENTANDO PROGRAMAS DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE
Propaganda: é qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de idéias, bens e serviços por um patrocinador identificado – atende: empresas, museus, organizações beneficentes, agências governamentais que direcionam mensagens a públicos-alvo (maneira eficaz de disseminar mensagens persuasivas).
KOTLER, Philip. Administraçãode Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

Programa de propaganda:


reconhecimento dos motivos do comprador estabelecem-se os 5Ms – principais decisões de um programa de propaganda: Missão: quais objetivos da propaganda? Moeda: quanto gastar? Mensagem: que mensagem deve ser transmitida? Mídia: que meios devem ser utilizados? Mensuração: como serão avaliados os resultados?

Oobjetivo de propaganda
Propaganda informativa: objetivo é desenvolver demanda inicial - lançamento de produto.  Propaganda persuasiva: estágio competitivo – visa desenvolver uma demanda seletiva por uma determinada marca.  Propaganda de lembrete: tipo de propaganda de reforço para produtos maduros, demonstra a escolha certa.


Desenvolvendo a mensagem da Propaganda
Implementar um programa deanúncio envolve a criação da mensagem, a escolha de uma mídia específica para conduzi-la e a determinação da freqüência e do cálculo do tempo de sua exposição.

Desenvolvendo a Mensagem da Propaganda
A maioria das mensagens de propaganda de varejo tem vida curta e é criada para ter um impacto imediato. Esse imediatismo exige estilo de texto que prenda a atenção do leitor. A Figura seguintedescreve sugestões específicas para criação de uma propaganda direcionada para mercados locais.

Assistência na Criação da Propaganda Cooperada
A propaganda cooperada é um programa realizado por fornecedor. O fornecedor paga por parte da propaganda de um varejista. Porém, o fornecedor dita algumas condições para a propaganda. A propaganda cooperada permite que o varejista aumente seu orçamento depublicidade. Além de reduzir os custos, a propaganda cooperada permite que o varejista associe seu nome a marcas nacionais famosas usando artes-finais interessantes.
A propaganda cooperada é responsável por aproximadamente 50% de todas as propagandas de lojas de departamentos e por 75% das de supermercados. A propaganda cooperada tem alguns inconvenientes. Primeiro, os fornecedores querem que oanúncio represente seus produtos, enquanto os varejistas estão mais interessados em apresentar o nome de suas lojas, os locais e os sortimentos de mercadorias e de serviços oferecidos. Esse conflito pode reduzir a eficácia da propaganda. Além disso, os anúncios criados pelo fornecedor quase sempre são usados por vários varejistas concorrentes e podem listar os nomes e os endereços de todos osvarejistas que oferecem suas marcas.

Agência de Publicidade e Propaganda
Agências de Publicidade Os maiores varejistas têm um departamento que cria as propagandas de promoções e eventos especiais.
As agências de publicidade são usadas quase sempre por varejistas grandes para criar anúncios de campanhas de imagem da loja. Essas agências locais quase sempre são mais hábeis no planejamento e naexecução de propagandas que os empregados do varejista. As agências também trabalham outros aspectos dos programas de promoção como testes, malas diretas e promoções especiais.

Mídia Local


Além de vender espaço em jornais e intervalos de transmissão, a mídia de propaganda oferece serviços para varejistas locais que vão desde o planejamento de um anúncio até sua criação propriamente dita. Asempresas de mídia também fazem pesquisas de mercado sobre seu público e podem fornecer informações sobre os padrões de compras na área local.

Escolhendo o Meio de Publicidade mais Eficaz
Depois de criar a mensagem, a próxima etapa é decidir qual mídia usar para comunicar a mensagem aos clientes.

Tipos de Mídia


A mídia mais usada para propagandas de varejo são os jornais, as...
tracking img