Lipedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lipedes
1. INTRODUÇÃO

Os lipídios junto com as proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos, compõem as estruturas biológicas e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Estes lipídios encontram-se distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células do tecido adiposo. Diferente das demais biomoléculas, os lipídios não são polímeros. Esses podemapresentar uma estrutura química relativamente simples, porém as funções dos lipídios são complexas e diversificadas, que atuam em muitas etapas importantes do metabolismo e na definição das estruturas celulares. Essas biomoléculas são também altamente solúveis em solventes orgânicos, porém não solúveis em água. Algumas dessas biomoléculas formam filmes sobre a superfície da água e até mesmo agregadosorganizados na solução (1).
A cadeia lateral tem um importante papel na solubilidade dos lipídios, se essa for pequena, geralmente é solúvel em solventes polares como a água, porém se essa cadeia for grande haverá insolubilidade dos lipídios na presença de solventes polares.
A reação que tem como resultado a liberação do glicerol e formação de sais de ácidos graxos, originados pela incorporaçãodo sódio à molécula de ácido graxo é denominada de saponificação, que é o processo no qual ocorre à formação de sabão. Os sabões constituídos por sais de sódio (Na+) e de potássio (K+), que são solúveis em água. Diferentemente, os sais de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) formados a partir da reação do lipídeo com Ca (OH)2 e Mg(OH)2, geralmente são insolúveis em água, além de precipitar (2).Quando há adição de iodo em uma solução contendo lipídios (ácidos graxos), acontece uma reação de halogenação, em que o iodo reage com as duplas ligações dos ácidos graxos insaturados. Se houver dupla ligação nesses, o iodo será consumido e a coloração característica da solução de iodo diminuirá sua intensidade de coloração (3).
. INTRODUÇÃO
1.1. Lipídios
Os lipídios, são um conjunto desubstâncias químicas que, diferentemente de outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Juntamente com as proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos, os lipídios são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas.Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Existem diversos tipos de moléculas diferentes que pertencem à classe dos lipídios. Embora não apresentem nenhuma característica estrutural comum todas elas possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do que as outras biomoléculas, e a grande maioria possui poucosheteroátomos. Isto faz com que estas moléculas sejam pobres em dipolos localizados (carbono e hidrogênio possuem eletronegatividade semelhante). Uma das leis clássicas da química diz que "o semelhante dissolve o semelhante": daí a razão para estas moléculas serem fracamente solúveis em água ou etanol (solventes polares) e altamente solúveis em solventes orgânicos (geralmente apolares).
Ao contrário dasdemais biomoléculas, os lipídios não são polímeros, isto é, não são repetições de uma unidade básica. Embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídios são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares.
Os químicos podem separar os lipídios de uma amostra biológica através de uma técnicaconhecida como extração; um solvente orgânico é adicionado a uma solução aquosa da amostra e, com um auxílio de um funil de separação, obtém-se a fase orgânica rica em lipídios. Com a evaporação do solvente orgânico obtém-se o lipídio. É desta maneira que, em escala industrial, se obtém o óleo vegetal.
Alguns lipídios têm a habilidade de formar filmes sobre a superfície da água, ou mesmo de...
tracking img