Lipidio bainha de mialina

381 palavras 2 páginas
Proteína Básica Mielina
Introdução
A proteina da bainha de mielina é uma estrutura que envolve os axônios facilitando e acelerando a propagação de estímulos elétricos. No Sistena Nervoso Periferico (SNP) a bainha de mielina é fornada pelas células de Schwann e no Sistena Nervoso Central (SNC) por células chamadas oligodendrócitos.
O que é a mielina
A mielina é uma bainha isolante que envolves as células nervosas, uma matéria branca que recobre nossos nervos, permitindo-os conduzir impulsos entre o cérebro e outras partes do corpo.
Ela é produzida por dois típos de células os oligodendrócitos no Sistena Nervoso Central (SNC), e as células de Schwann no Sistena Nervoso Periferico (SNP). A bainha de mielina envolve os axômios dos neurônios que compõe as fibras nevosas, podendo mielinizar diversos axônios.
Função da mielina
A esfingomielina atua como isolante aumentando a resistência ao fluxo iônico atraves da menbrana do axônio em cerca de 5.000 vezes. Produz a condução saltatória resultando em aumento da velocidade de propagação do potencial de ação e economia de energia para a célula, pois somente os nodos despolarizam.
Composição da mielina
A bainha de mielina é constituida quimicamente por camadas bimoleculares de lípides intercalados com proteínas, ou seja, 70% de lípedes com alta consentração de cerebrosídeos, fosfolípides e colesterol e 30% de proteína.
A proteína basica da mielina constitui-se de sete proteínas relacionadas, com o peso molecular de 14.100 a 21.400, produzidas por um gene localizado no cromossomo 18.
No sistena nervoso central (SNC) a proteína é predominante em 50% da mielina é o propeolipideo (PLP), com o peso molecular de 30000kd, insolúvel em água devido a presença de aminoácidos hibrofóbico.
No sistena nervoso periférico (SNP) a proteína que predomina é a Po, tem peso molecular de 28000kd, e pertence a superfamília das Imunoglobulinas e tem domínio extracelulares que se encaixam, compactando a mielina. A proteína da mielina

Relacionados