Programa de autocontrole

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso: Psicologia
Disciplina: Psicopatologia Comportamental
Professora: Denise de Lima O. Vilas Boas
Aluna: Rebeca Garcia
Data: 25/05/2011


Programa de Autocontrole


Exercício de automodificação

Programa iniciado por: ANA PAULA MAGALHÃES
Idade: 43 anos
Comportamento indesejado:Ingestão diária de coca-cola no lugar da água Comportamento desejado: Redução do comportamento indesejado
Tempo de controle: 3 semanas
Observação: 03/04/2011 a 23/04/2011
Sistema de Regulação:
1. Especificar o problema e estabelecer objetivos;
2. Comprometer-me com a mudança;
3. Coletar dados e avaliar as causas do problema;
4. Planejar e colocarem prática um plano de tratamento;
5. Evitar recaída.

Estratégias: Identificação clara dos comportamentos alvo, diminuição da freqüência do comportamento indesejado.
Facilidades: Extinção para eliminar uma resposta do repertório comportamental alterando o ambiente.
Dificuldades: Alterar a freqüência da resposta (tomar coca no lugar de água), ou seja, modificar hábitos e evitarrecaídas.





Introdução

A análise do comportamento entende que o autocontrole é um comportamento que precisa ser analisado como qualquer outro comportamento, ou seja, a partir da análise da relação da resposta da pessoa com as variáveis do ambiente.
As respostas são mantidas pelas consequências reforçadoras e o comportamento de autocontrole está diretamente relacionado a uma escolha derespostas concorrentes, ou seja, quando o indivíduo está diante de contingências conflitantes e precisa escolher entre duas respostas que têm diferentes consequências. Neste caso, o meu, que trata-se do uso abusivo de coca-cola diariamente, comportamento que precisa ser extinto ou reduzido em sua freqüência para que o fator saúde tenha relevância em meu cotidiano. Entretanto, não consigo resistir aoesforço de buscar uma coca-cola onde ela estiver. Portanto, diariamente tenho que escolher entre tomar água toda vez que estou com sede ou tomar coca-cola. Há um conflito entre uma consequência reforçadora imediata: beber coca-cola e outra consequência reforçadora a longo prazo: maior qualidade de vida com a ingestão de água diária para o organismo.
De acordo com Skinner (1953) o indivíduo deve secomportar de alguma maneira que leve o ambiente a controlar o comportamento subseqüente dele. Isso significa emitir um comportamento controlador para efetuar uma mudança em um comportamento a ser controlado.
As consequências controlam o comportamento humano, mas é possível manipular as variáveis do ambiente e controlar parte do seu comportamento, ou seja, o prazer de beber coca-cola deixa decontrolar a resposta do indivíduo, o qual, mantendo a dieta está controlando seu comportamento por consequências a longo prazo: qualidade de vida. Com o propósito de atingir o autocontrole através de técnicas asseguradas sob um sistema de regulação, inicio um registro de repostas por um prazo de 21 dias ininterruptos para posterior análise sob o ponto de vista da Análise do Comportamento. 

REGISTRODia 03/05 – Terça
Bom, para começar fiz uma lista de todos os benefícios que eu teria a curto e longo prazo por tomar mais água e menos coca-cola, ou seja, por mudar o meu comportamento. A lista ficou bem grande porque busquei auxílio na internet. Fixei-a no espelho do meu banheiro e posso ler todos os dias enquanto escovo os dentes.
Este dia é um dia como outro qualquer de trabalho em quelevanto-me as 5:40h para aprontar-me e sair para o trabalho que inicia às 7 da manhã. Como de costume, não como nada pela manhã porque não sinto fome, mas por volta de 10h da manhã sinto plena vontade de lanchar. Trabalho em uma escola municipal onde o horário do lanche para alunos e professores acontece entre 9:00 e 9:20 da manhã, em uma sala de professores que geralmente tem café, água e uma sopa...
tracking img