Imposto e fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica

Gestão de Finanças



Demonstrações Financeiras,

Impostos e Fluxo de Caixa



O Balanço Patrimonial

É um instanteneo da empresa, um modo conveniente de organizar e resumir aquilo que a empresa possui (ativo), o que ela deve (passivo) e a diferença entre os dois (patrimônio liquido) em determinado momento

Ativo = Passivo + Patrimônio LiquidoCapital Circulante Liquido

A diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante de uma companhia. O capital circulante liquido é positivo quando o ativo circulante excede o passivo circulante. O ativo do balanço patrimonial esta relacionado por ordem do tempo necessário para que ele seja convertido em dinheiro no decorrer das atividades normais da empresa. Da mesma forma, o passivo estarelacionado por ordem na qual normalmente seria pago. A estrutura do ativo determinada companhia reflete sua linha de negócios e também as decisões administrativas sobre a quantidade de dinheiro e de estoque que devem ser mantidos e sobre a política de credito, a aquisição de ativo permanente e assim por diante. O lado do passivo do balanço patrimonial reflete primariamente as decisõesadministrativas sobre a estrutura de capital e, portanto, sobre o uso da divida de curto prazo.

Liquidez

Refere a velocidade e a facilidade com as quais um ativo pode ser convertido em caixa. Todo ativo pode ser convertido em caixa de maneira rápida se reduzirmos suficientemente o preço. Um ativo com liquidez alta, portanto, é aquela que pode ser vendido rapidamente em caixa sem perda do valor.

Aliquidez é valiosa. Quanto mais liquida for uma companhia, menor a probabilidade de que passe por problemas financeiros.

Divida X Patrimônio

Uma empresa toma dinheiro emprestado em gera da prioridade no seu fluxo de caixa, aos credores. Os proprietários do patrimônio tem direito apenas ao valor residual que é a parte que sobra após o pagamento aos credores. O uso da divida em uma estrutura decapital de uma empresa é chamado de alavancagem financeira. Quanto maior a sua divida maior é o grau de alavancagem.

Valor de mercado X Valor contábil

Podem ser similares, uma vez que o ativo circulante é comprado e convertido em caixa em um período relativamente curto. Em outras circunstancias, os dois valores podem diferir bastante. Alem disso, no caso do ativo permanente, seria uma meracoincidência se o valor de mercado real fosse igual ao valor contábil. A diferença é, importante para entender o impacto dos lucros e das perdas demonstrados. O valor de mercado de um ativo depende de premissas como o seu nível de risco e os fluxos de caixa, mas nenhuma delas tem a ver com a contabilidade.

O fato de os ativos do balanço patrimonial estarem registrados ao valor de custosignifica que não há necessariamente uma conexão entre os ativos totais mostrados e o valor da empresa.

Para os administradores o valor contábil da ação não é uma preocupação particularmente essencial, o mais importante é o valor de mercado.

A Demonstração de Resultados

Ao examinar uma demonstração de resultados do exercício, o administrador financeiro precisa ter em mente três coisas: PCGA,itens de caixa versus itens de não-caixa, tempo e custos

PCGA e a DRE

A regra geral é reconhecer a receita quando o processo de lucros esta praticamente completo e o valor de uma troca de bens ou de serviços é conhecido, ou pode ser determinado de modo confiável. A receita é reconhecida no momento da venda. As despesas apresentadas na demonstração de resultados do exercício se baseiam noprincipio da confrontação ou realização. Como resultado da maneira como as receitas e as despesas ocorrem, os números mostrados na demonstração de resultados podem não apresentar de modo algum as entradas e as saídas de caixa reais que ocorrem durante determinado período.

Itens Não-Caixa

As despesas deduzidas das receitas que não afetam diretamente o fluxo de caixa, como depreciação. O principal...
tracking img