Progeria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Progeria: envelhecimento prematuro
Progeria  ou síndrome de Hutchinson-Gilford, é uma doença genética da infância extremamente rara, caracterizada pelo envelhecimento acelerado em cerca de sete vezes em relação à taxa normal.
Uma criança com progeria tem uma expectativa média de vida de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos. A morte precoce é causada por aterosclerose.
Essadoença acomete 1 entre 8 milhões de recém nascidos e a inteligência dos bebês não é afetada. O diagnóstico é fundamentalmente clínico e realizado nas crianças que apresentam os sinais iniciais da doença entre o primeiro e o segundo ano de vida.
A doença ainda não tem cura e não existe atualmente nenhum exame que certifica o diagnóstico de progeria.
Tratamento para Progeria
Pesquisadores espanhóis conseguiramrecentemente fazer com que a toma de um coquetel de medicamentos impedisse o desenvolvimento do envelhecimento precoce em ratos de laboratório, gerando a esperança de um tratamento realmente eficaz para a cura da progeria.
Embora esta seja uma notícia esperançosa para os portadores da doença, ainda mais pesquisas devem ser feitas testando a eficácia do coquetel em humanos. Atualmente otratamento da progeria é feito de acordo com os seus sintomas. Cada fase vai necessitar de um tipo de abordagem diferente.
A criança com progeria deve ser seguida por vários profissionais da saúde, pois esta doença acaba afetando diversos sistemas. Assim, quando a criança começar a apresentar dores articulares e musculares, ela deve ser vista por um ortopedista para que este recomende a medicação adequadae dê orientações sobre como poupar as articulações, evitando o agravamento da artrite e da artrose.
O cardiologista deve acompanhar a criança desde o seu diagnóstico, visto que grande parte dos portadores da doença morre devido a complicações cardíacas.
Todas as crianças portadoras de progeria devem ter  uma alimentação orientada por um nutricionista, para evitar ao máximo a osteoporose emelhorar seu metabolismo.
Praticar alguma atividade física ou esporte pelo menos 2 vezes por semana é também aconselhado, pois melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos, distrai a mente e consequentemente a qualidade de vida da família.
Ser aconselhado por um psicólogo pode também ser útil para que a criança perceba a sua doença e em casos de depressão.
Quais são as Causas da Progeria?Atualmente, não se sabe exatamente quais são as causas da progeria. Por isso, esta doença não tem nenhum tratamento específico que trave a sua evolução.
Embora se saiba que é uma doença de fundo genético, isso não quer dizer que seja hereditário.
As crianças que nascem com progeria começam a apresentar seus sinais e sintomas, como o envelhecimento precoce, por volta dos 18 meses de idade. Assim,a criança com 7 anos parecerá um idoso de 70 anos, pelo seu aspecto físico.
Quase todas as mortes registradas acusam como causa as complicações cardíacas. Para evitar este problema é comum que estas crianças tomem vários medicamentos diariamente, para diminuir as dores articulares e o processo da aterosclerose.
Durante a vida, a criança portadora da progeria deverá ter um acompanhamentonutricional específico para as suas necessidades.
A capacidade cognitiva da criança não é afetada pela doença e todas elas são muito inteligentes.
Progeria
Progeria é uma doença genética rara, caracterizada pelo envelhecimento prematuro que deixa bebês com aspécto de pessoas idosas. A morte que acomente essas crianças geralmente na faixa dos 14 a 16 anos, em geral, é devido a doenças degenerativaspróprias de pessoas idosas.
As principais características de crianças com progeria são:
* a perda de cabelo;
* perda de gordura subcutânea;
* osteólise;
* artrose;
* baixa estatura ou nanismo;
* cabelo rarefeito ou ausente;
* clavícula ausente ou anormal;
* dificuldades na alimentação no lactente;
* erupção tardia dos dentes;
* face estreita;
* luxação...
tracking img