Experiências pré-profissionais de interrupção do tratamento clínico no serviço de psicologia aplicada das famath em 2004.

1333 palavras 6 páginas
EXPERIÊNCIAS PRÉ-PROFISSIONAIS DE INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO CLÍNICO NO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA DAS FAMATh EM 2004.

Anamélia Gomes Talask
Mônica Valéria Braga Ozório
Faculdades Integradas Maria Thereza – FAMATh - 2004

RESUMO

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada em periódicos científicos, na área de Psicologia, visando à coleta de dados sobre interrupção de tratamento e pesquisa na área de psicologia clínica. Os artigos encontrados até o presente momento restringiram-se a caracterização da clientela atendida em clínicas-escola, fornecendo apenas dados percentuais sobre índice de desistência e abandono de tratamento, sem contudo, haver uma investigação sobre os motivos que levaram a clientela a esta interrupção. Também há uma restrição no uso da pesquisa qualitativa em psicologia clínica, sendo muito mais utilizado os dados coletados em prontuários e fichas de atendimento, sem que haja uma exploração maior de instrumentos como questionários e entrevistas.

PALAVRAS CHAVES

Interrupção de tratamento, pesquisa clínica, resistência, transferência.

OBJETIVO

O objetivo desta pesquisa é analisar os motivos mais recorrentes de interrupção de tratamento psicoterapêuticos efetivados por estagiários de psicologia com mais de seis meses de experiência clínica no Serviço de Psicologia aplicada (SPA) das Faculdades Integradas Maria Thereza – FAMATh, localizada em Niterói-RJ durante o ano de 2004. Analisamos pesquisas realizadas em clínicas escolas, em várias regiões do Brasil. Em todos os artigos pesquisados demonstrou-se um alto índice de interrupção de tratamento, sem haver, contudo, nenhuma investigação sobre os motivos que levaram à interrupção, mostrando apenas dados estatísticos encontrados. Em Tositto e Maturano[1], com relação ao encerramento dos casos, a maioria prosseguiu até ser dada alta ao cliente (48%), seguindo-se de abandono (21%), encaminhamento externo (12%) e

Relacionados