Profiling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A base lógica do profiling:

Existem dois fatores de extrema importância na realização de um profiling: o modus operando (M.O.) e o comportamento. O modus operando pode trazer-nos pistas acerca do ofensor. Existe a ideia de que o ofensor está susceptivel de cometer um particular tipo de crime, num particular padrão. Contudo o profiling é baseado na premissa de que o modus operando pode levar ainformações sobre o ofensor e que as características da cena do crime podem revelar a personalidade do ofensor. O comportamento ajuda a decifrar o tipo de personalidade ou os motivos do crime. Portanto o mais importante que o técnico de profiling observa na cena do crime é tudo aquilo que possa indicar a personalidade do ofensor.
A lógica por trás desta abordagem é a de que o comportamentoreflecte a personalidade, e examinando o comportamento, o investigador poderá ser capaz de determinar que tipo de pessoa é responsável pela ofensa. Ao fazer o profiling , o profiler anota as descrições físicas, os traços individuais, algum comportamento estranho e regista qualquer coisa que o ofensor faz ou disse durante o ataque. Também é importante registar a informação sobre os “passos” que oofensor usou para evitar ser detetado, o método do homicídio, ou a maneira como aborda as vítimas, como também as notas sobre o género, faixa etária, raça, ocupação e registo criminal do ofensor.

Objetivos do profiling:

O profiling é sobretudo usado quando o ofensor não deixa qualquer evidência física no local do crime. É utilizado de forma a reduzir a lista de suspeitos.
Segundo Douglas andOlshaker, […] ” o profiling criminal é na maior parte das vezes utilizado por cientistas comportamentais e pela policia de forma a direcionar a investigação para a queles que possuem certas características comportamentais e de personalidade que são reveladas pela maneira como o crime é cometido.” […]
[…] “o objetivo principal é auxiliar a policia local a limitar e diminuir a lista de suspeitos paraque assim possam direcionar os seus recursos para onde possam fazer o melhor”[…]
[…]”outro uso essencial do profiling , é quando é necessário, ser proactivo, o que significa que torna o publico um parceiro na resolução do crime. O suspeito desconhecido pode ter revelado algum tipo de comportamento estranho para aqueles que lhe são próximos, o que irá determinar o envolvimento dele no crime.Envolver o público e esperar

Para Egger, […] “ o objetivo do profiling é desenvolver uma combinação comportamental, social e psicológica do ofensor. O profiling é geralmente baseado na premissa de que uma analise e interpretação dos precisa; do local do crime e de outros locais relacionados com o crime, podem indicar o tipo de pessoa que cometeu o crime.”
Para Hence, […] “como certaspersonalidades exibem padrões comportamentais similares, o conhecimento e a compreensão dos padrões podem levar os investigadores a potenciais suspeitos.”
Segundo Jackson and Bekorian, […] “um profile é baseado na premissa de uma interpretação apropriada das evidências do local do crime que podem indicar o tipo de personalidade do individuo que cometeu a ofensa. Assume-se que certos tipos de personalidadeexibem padrões comportamentais, semelhantes e que o conhecimento desses padrões pode assistir na investigação do crime e no acesso a potenciais suspeitos.”
Já para Holmes &Holmes, […] “um profiling tem três grandes objetivos: 1) Avaliação social e psicológica dos ofensores; 2) Avaliação psicológica dos pertences encontrados na posse do ofensor suspeito; 3) Estratégias e sugestões deinterrogatório aos suspeitos que são detidos. (Adaptar os interrogatórios aos diferentes tipos de personalidade).

Tem-se observado que o profiling é normalmente usado numa fase tardia da investigação. Por norma surge como alternativa, quando o ADN profiling é impossível pois não existem amostras no local do crime. Claro que esta abordagem corre alguns riscos. Por esse motivo é sugerido que em crimes...
tracking img