Computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Shadow RAM => é uma técnica onde o conteúdo da memoria ROM é copiado para a memoria RAM e a memória RAM passa a ser acessada em vez do ROM. Isso é feito de forma a aumentar o desempenho do micro, já que o tempo de acesso da memoria ROM é maior do que o tempo de acesso da memoria RAM (ou seja, a memória ROM é mais lenta do que RAM. Dessa forma o processador passa a acessar a copia da BIOS queesta na memoria RAM e não mais diretamente na memoria ROM.
POST (Power On Self Test) => em português “Auto-teste de inicialização” é uma sequencia de teste ao hardware de um computador, realizada pela BIOS, responsável por verificar preliminarmente se o sistema encontra em estado operacional. Se for verificado algum problema de hardware, o POST emite uma certa sequencia de bips sonoros queidentifica qual hardware do computador esta com defeito.
BIOS (Basic Input/Output System) => em português “Sistema Básico de Entrada e Saída”, é um aplicativo que se encontra na memoria ROM que é responsável pela detecção de dispositivos de hardware de entrada e saída do computador. Depois de reconhecido os hardwares a BIOS passa o controle para sistema operacional e o boot acontece deverdade.
Memoria ROM (Read-Only Memory) => em português “Memoria Somente de Leitura”, é um tipo de memoria que permite apenas a leitura, as informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não pode ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. Existe derivações da ROM como a EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory) que pode ser apagada pelo uso de radiação ultravioletapermitindo sua reutilização, também a EEPROM (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory) que pode ter seu conteúdo modificado eletricamente, entre outras.
RAM (Random Access Memory) => em português “Memoria de Acesso Aleatorio” é um tipo de memoria que permite a leitura e escrita, o acesso aleatório significa que ela permiti o acesso direto a qualquer endereço disponível e de formabastante rápida. Ela é uma memoria volátil, por isso quanto o computador é desligado todos os dados armazenados em sua memoria são perdidos. A memoria RAM é a memoria principal do computador.
Barramento de dados => É responsável pela comunicação entre a memoria é a CPU, é por meio deste barramento que a memoria envia dados a serem processados e a CPU envia as informações processadas para amemoria principal. Este barramento é bidirecional permitindo trafego nos dois sentidos.
Barramento de endereços => É responsável pelo trafego de endereços de memoria que a CPU utilizará para “endereçar” uma célula da memoria principal ou outro dispositivo de armazenamento, como exemplo o HD. Este barramento é unidirecional.
Barramento de controle => É responsável pelo tráfego de informaçõesreferentes as operações a serem realizadas (Leitura e gravação), bem como se a operação será realizada em memoria ou em um dispositivo IO de entrada e saída.
Capacidade de endereçamento => É a quantidade de células que a CPU consegue utilizar, é a capacidade máxima que a CPU consegue utilizar da memoria principal, e esta diretamente relacionada ao numero de trilhas do “barramento deendereços”. A formula que define a capacidade de endereçamento em um CPU é C=2n, onde o n é o numero de trilhas do barramento de endereços.
Numero de bits internos => É a quantidade de bits que uma CPU pode processar simultaneamente em suas unidades de execução. Obs: Os registradores devem ser compatíveis com o numero de bits internos. Utiliza o barramento de endereço.
Numero de bits externos => Éa quantidade de bits que a CPU consegue enviar ou receber simultaneamente da memoria principal. É utilizado o barramento de dados.

Clock interno => É a frequência de sincronismo das atividades internas de uma CPU durante a execução de uma instrução. Sinal emitido periodicamente e que “dita” o funcionamento da CPU. Medido em Mhz/Ghz.
Clock externo => É a frequência de sincronismo...
tracking img