Suplementos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Suplementos Alimentares





Curso: Nutrição


Fortaleza, 28 de novembro de 2012.
Introdução
O mundo do esporte está cheio de produtos que prometem aumentar a resistência, melhorar a recuperação, reduzir a gordura corporal, minimizar o risco de doenças ou promover alguma outra característica que melhore o desempenho esportivo. Os atletas são os principais consumidores de suplementos eum grupo-alvo importante para essa indústria multimilionária. A distinção entre suplementos e alimentos esportivos, às vezes, é arbitraria. Se a diferenciação basear-se na forma do produto, podemos considerar que os suplementos são pílulas, porções, capsulas ou pós, enquanto os alimentos esportivos apresentam-se sob a forma mais tradicional – barras energéticas,bebidas e outros produtoscomestíveis.No entanto, as definições diferem bastante de país para país,de acordo com a regulamentação dos produtos alimentícios e farmacêuticos.Essa distinção pode ter praticas importantes na maneira como esse produtos são fabricados e divulgados.
Entre as questões que devem ser consideradas na analise da utilização de um suplemento, em primeiro lugar, está à eficácia do produto; devem ser considerados aquantidade e o horário da suplementação, além das condições especificas do exercício para o qual os efeitos serão otimizados.
É preciso salientar que também possuem muitos alimentos esportivos eficazes quando atendem a determinado objetivo nutricional especialmente planejado para o treinamento ou competição.
Os atletas estão sempre em busca de suplementos nutricionais que os façam ter asupremacia sobre os outros competidores. Esse comportamento é responsável, em parte, pelo amplo registro de drogas ilegais no esporte. A dificuldade está em encontrar substancias que melhorem o desempenho, mas que não implique na violação dos regulamentos. Além disso, é importante que qualquer substância química não provoque efeitos colaterais danosos.









Suplementos alimentares

Sãosubstâncias produzidas quimicamente que complementam os benefícios oferecidos pelos alimentos. São compostos naturais que podem fornecer proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. A maioria dos suplementos alimentares tem seu uso liberado, pois não oferecem risco à saúde, porém, devem ser consumidos de acordo com o que está na embalagem. Devem ser tomados principalmente junto com asrefeições porque esse é o horário ideal, pois o corpo absorve os nutrientes de forma eficaz devido ao sistema digestivo estar sendo estimulado pela comida.

As pessoas que desejam iniciar o uso de suplementos alimentares devem verificar os nutrientes que o constituem e quais são as doses diárias que devem ser consumidas. Além disso, o médico deve ser procurado para que se façam exames que possam detectaro risco de ingerir determinadas substâncias. Podem ocorrer problemas na função renal e problemas cardíacos. Outros problemas que podem ser causados pelo uso indiscriminado dos suplementos são o suor excessivo, insônia, dor e cansaço e aceleração do batimento cardíaco.

Os suplementos deveriam ser utilizados somente por aqueles com deficiência nutritiva que não são supridos pela alimentação.Porém, como se tornou uma prática comum, deve ser consumido de forma moderada com produtos que sejam adequados ao seu tipo físico. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados em adolescentes, porque eles estão em fase de crescimento e não possuem as condições corretas para absorver essa grande carga nutricional. O uso indiscriminado por eles pode causar déficit no desenvolvimento. Para aquelesque buscam suprir as necessidades desses nutrientes, devem possuir uma alimentação equilibrada e de boa qualidade e devem evitar vícios, como álcool e drogas, porque eles retiram os nutrientes provenientes da alimentação.
A suplementação acima dos níveis necessários para a manutenção da saúde provavelmente não melhora o desempenho. Enquanto algumas pesquisas confirmam os benefícios diretos...
tracking img