Suplementos alimentares

[pic]





[pic]


























Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumida em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.

Os suplementos alimentares para fisiculturismo sãousados por praticantes de atividade física, mais comum em praticantes de musculação, proporciona nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e etc.

A grande vantagem dos suplementos para fisiculturismo é a pouca quantidade de gordura presente neles.

Alguns suplementos protéicos
▪ Albumina,
▪ Whey Protein,
▪ Caseína,
▪ Proteína de soja,
▪ Levedura decerveja,
▪ Creatina
▪ PowerMax
Carboidratos
▪ MaltoDextrina,
▪ Dextrose,
▪ Hipercalóricos em geral.






















1 – QUAL A FUNÇÃO DOS SUPLEMENTOS ALIMENTARES NO CORPO? 
A função dos suplementos alimentares é de fornecer nutrientes ao corpo humano de forma fácil e rápida, complementando a alimentação in natura.

2 – ELES PODEM SER UTILIZADOS SEMACOMPANHAMENTO MÉDICO?
Não existe nenhuma lei que condicione à venda de suplementos alimentares a apresentação de receita de um médico ou nutricionista. A exigência de receita do médico ou nutricionista ocorrerá no caso de o suplemento ser manipulado por esses profissionais. De um modo geral, esses produtos são vendidos livremente em lojas de esporte, farmácias, supermercados e em lojas específicas. Eupessoalmente discordo da necessidade de receita para a compra da maioria desses produtos. No entanto, considero bastante conveniente o consumidor consultar um profissional de saúde, de preferência um nutricionista esportivo no caso da finalidade ser aumento de rendimento físico, ou um nutricionista clínico no caso da finalidade ser terapêutica, antes de adquirir esses produtos.

3 – EM QUE CASOSELES PODEM SER UTILIZADOS?
Os suplementos podem e são utilizados para basicamente duas finalidades: terapêutica e performance física. O uso terapêutico seria para prevenir ou auxiliar na cura de uma doença. Exemplo: Um indivíduo com inflamação intestinal poderia fazer o uso de suplementos com fibra com o objetivo de combater essa condição. O uso para performance física é quando um indivíduo saudávelutiliza esses produtos para auxiliar no ganho de massa muscular, na redução de gordura corporal e por consequência obterá maior desempenho físico e melhor estética corporal. Praticamente todos os atletas profissionais utilizam algum suplemento alimentar para esse fim. No primeiro caso ocorre quase sempre a prescrição do produto por um nutricionista ou médico. Já no segundo caso, é uma terra deninguém, qualquer um indica qualquer produto independente de ter conhecimento para isso.

4 – PARA QUEM ELES SÃO RECOMENDADOS?
Para indivíduos que querem prevenir ou curar uma doença, e indivíduos que por algum motivo pretendem otimizar seu rendimento físico, melhorar sua estética. A meu ver, indivíduos saudáveis que visam obter ou manter sua qualidade de vida, e aí nós estamos falando de pelomenos 90% dos freqüentadores das academias, não necessitam desses produtos. Os fabricantes discordarão, obviamente. Basta que façam exercício físico bem feito regularmente juntamente com uma alimentação saudável. O uso disseminado desses produtos banaliza nossa atuação, os profissionais de educação física, isso porque transmite para as pessoas a ideia de que o exercício físico pouco importa paraobter resultado. O que é um tremendo absurdo.

5 – QUAIS SÃO OS TIPOS DE SUPLEMENTOS E SUAS FUNÇÕES?
A base de carboidratos – têm a função de repor esse nutriente fornecedor de energia essencial para qualquer atividade física. Aqui estão os carboidratos em pó/gel, as barras de cereais, as bebidas energéticas.
A base de proteínas e aminoácidos – têm a função de fornecer aminoácidos que são os...
tracking img