Producao enxuta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FATEA – FACULDADES INTEGRADAS TERESA D’ÁVILA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Francisco Januzelli
Matias Siqueira

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, VISANDO LUCRATIVIDADE

Lorena – SP
2012
RESUMO

JANUZELLI, Francisco. SIQUEIRA, Matias. Desenvolvimento Sustentável, Visando Lucratividade. 2012. __ f. Projeto TCC – Faculdades Integradas Teresa D’Ávilla, Lorena, 2012.

As empresas cada vez maisprocuram competitividade e buscam alcançar lucratividade e distinção no seu ramo, condição e localização, ou seja, o mercado que as cercam.
O Projeto tem como finalidade propor um sistema lucrativo que se diferencie por sua qualidade inovação e responsabilidade social, em empresas do ramo de pneumáticos. Tendo como foco sua implementação dentro da área do Vale do Paraíba priorizando as sub-regiões1(São Jose dos Campos), 2(Taubaté), 3(Guaratinguetá), 4(Cruzeiro), Estado de São Paulo.
A questão em pauta é o Desenvolvimento Sustentável, buscando consciência social e visando lucratividade, estabelecendo como parâmetro um diferencial competitivo diante do mercado.

Palavras-Chave: Sustentabilidade;Diferencial; Lucratividade.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

1.2 Justificativa1.3 Objetivos
1.4.1 Objetivo Geral
1.4.2 Objetivo Específico
1.4 Delimitação do tema
1.5 Problema de Pesquisa

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Origem da Produção Enxuta
2.2 Sistemas de produção Enxuta
2.3 Ferramentas da produção Enxuta
2.4 Passos para aplicação da produção Enxuta
2.5 Resultados esperados

3.METODOLOGIA

3.1 Tipo de pesquisa

4. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

Na atualidade empresas e consumidores visam diferentes fatores enfatizando o desenvolvimento sustentável, tendo como pontos fundamentais economia, custos reduzidos e aumento de lucratividade, amenizando o impacto ambiental.
Responsabilidade social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de talmaneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. Portanto, qualquer atividade geradora de impactos ambientais deve ser monitorada, seja pelo governo ou pela sociedade, o que faz com que as empresas empreendam esforços para a redução dos impactos ambientais gerados por seus processos e produtos.
Apresentando uma solução para os resíduos de pneumáticos que possuampotencial de re- utilização, surge a recauchutagem ou reconstrução de pneus consiste em aproveitar a estrutura resistente do pneu gasto (liso), desde que esta esteja em boas condições de conservação, e incorporar-lhe nova borracha de piso, por forma a que este ganhe outra vida. Para aqueles resíduos que não possuam condições adequadas de reaproveitamento primário, existe outra opção, o Eco-ponto.Este sistema consiste em Pontos de Coleta que são locais disponibilizados e administrados pelas Prefeituras Municipais, para onde são levados os pneus recolhidos pelo serviço municipal de limpeza pública, ou aqueles levados diretamente por borracheiros, recapadores ou descartados voluntariamente pelo munícipe.


1.2 Justificativa

A recauchutagem assim como a criação de um eco-pontoreflete de maneira direta no ambiente social, econômico e ecológico da sociedade buscando alcançar uma forma de desenvolvimento sustentável, viável e acessível a qualquer tipo de consumidor.

1.3 Objetivos

1.4.1 Objetivo Geral

Com base em estudos desenvolvidos na região por meio de empresas do ramo e na bibliografia utilizada, propor um método de implantação de um sistema derecauchutagem e criação de um eco-ponto.

1.4.2 Objetivo Específico
Levantar dados nas empresas e órgãos públicos das sub-regiões em questão, buscando viabilidade e benefícios ambientais, sociais e econômicos abrangendo empresas e consumidores, conseqüentemente incentivando os processos relatados no inicio do trabalho.

1.4 Delimitação do tema

Descarte de pneus usados,...
tracking img