Indios tarahumaras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jogos e praticas atléticas dos Índios do México

Segundo o Censo Supremo Tarahumara de 2005, 105 mil desses índios vivem em um território de 54 mil km², isolados ao redor decânions, desfiladeiros e picos rochosos das montanhas da Si erra Madre Ocidental, no Estado de Chihuahua, noroeste do México.
Os tarahumaras amam o silêncio e vivem isoladosno território de difícil acesso. Por isso mesmo sobreviveram aos ataques dos conquistadores espanhóis, ao contrário dos maias e astecas.
Os índios tarahumaras são consideradosos melhores corredores de maratonas do mundo, segundo estudos da Universidade do Arizona.
Embora sua longa corrida feitas com pés descalços ou com uma simples sandáliaartesanal de solado de borracha tem inspirado a indústria esportiva e o best-seller Nascido para correr.
Em suas atividades normais diárias correm em média 26 km por dia. Para essesíndios, correr é mais do que esporte, a corrida é literalmente a vida.
Muito comum em nossos hábitos esportivos, alguns atletas iniciam num ritmo mais forte até cansar. Poisnaturalmente é assim que os Tarahumaras sobrevivem. Eles se destacam não pela velocidade, mas sim, pela resistência. Para capturar animais silvestres como veados, perusselvagens e coelhos, usam a tática de perseguir os animais até que estes caiam de cansaço.
Desde 1992 os Tarahumaras têm sido levados para participar de competições públicas. Osresultados são inesperados, em decorrência do seu nível cultural, pela falta de apreço por premiação, por sua timidez e desconhecimento dos equipamentos utilizados.http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/469/artigo240235-1.htm

http://correndocomsaude.wordpress.com/2010/09/30/indios-tarahumaras-melhores-corredores-de-longa-distancia-do-mundo/
tracking img