Projeto show

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 92 (22906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Turismo

México é a terra onde tudo é possível, onde a ficção torna-se realidade pura e, a realidade pura ficção.
E é que, o México é um país nascido de inumeráveis existências e miragens. Com um passado indígena e um presente mestiço e indígena, seu futuro e possibilidades pertecem ao mundo da imaginação. México é, em poucas palabras e como bem o expresara Carlos Fuentes, a cultura deQuetzacoatl a Pepsicoatl.
Quem viaja ao México realiza uma viagem ao mundo da ficção. México não é só praias e ruínas, México é composto de impressionantes desertos, altas montanhas, mares azuis, ilhas cativadoras, cidades coloniais, rios e selvas, onde a aventura é a nota caraterística. Todos estes elementos de realidade, o perfeito quadro para os místicos costumes de sua povoação, onde a vida e amorte presidem em cada cena diária. O resultado deste estranho encontro é uma apoteose de brilhos para deslumbrar os olhos e, comover o espírito. México é a diversidade por excelência, o ponto de encontro entre realidade e ficção.
E para demostrar um pouco: no Dia de Finados, por exemplo, vende-se nas padarias "pão de morto" e caveiras de açúcar e chocolate além, de instalar preciosos e elaboradosaltares em cada casa, com oferendas para os que já foram. Porque cada espírito regressa à terra, atraído pelos cheiros e sabores, os quais na vida mais gostavam. Para guiar-lhes da tumba até a casa, faz-se um caminho com "flores de morto". Os cigarros habituais, o guisado e a fruta preferida e garrafas de pulque (licor de pita), águardente de pita ou tequila, esperam iluminados pelas velas. Esta é arealidade, nada de ficção, verdade pura.
Se nesta travessia à diversidade, à cor, à imaginação, à música, o doce e o picante e ao surpreendente universo de possibilidades que significa México, você cruza a fronteira entre realidade e ficção, não se alarme e siga ao pé da letra o conselho do refrão que diz: "Para todo mal, águardente e, para todo bem, também".



População e CostumesQuando pergunta-se aos turistas que estiveram no México, como são os mexicanos, as respostas costumam ser variadas, extremas e difíceis de arrumar formas e tipos. É que, os mexicanos são o resultado de estranhos encontros que sucederam-se nos últimos seis séculos.
A essa pergunta poderia-se responder com a célebre frase de um presidente mexicano: "os mexicanos não são isto nem aquilo, mas tudo aocontrário".
Porque os mexicanos são um impressionante quadro de paradóxos e contrastes.
A razão deste jeito de ser tem sua origem na mestiçagem entre indígenas e os primeiros espanhóis, entre os crioulos e os indígenas e entre os crioulos e os espanhóis. Enfim, é o resultado estranho de um labiríntico encontro. Alguns afimam, que a contradição entre as duas cosmo-visões, a do indígena com um sentidoda vida mais harmônico e, pela outra, a do mestiço que, no empenho por afirmar-se, provocou este especial caráter que define muito bem esse "X" que encontra-se no centro da palabra "México". Como disse o escritor Alfonso Reyes, é impossível chegar perto do México e dos mexicanos sem entender as contradições que este "X" tem imposto na definição de identidade de um povo que, ainda hoje, nega-seaceitar a dualidade da sua origem. Pois, os mexicanos, embora mostrem uma forte coesão e um sólido sentimento nacionalista, não resolveram ainda as contradições internas derivadas do fato de ser um país pluri-étnico e pluricultural, onde enfrentam tradições e costumes pertencentes as expressões mais genuínas da modernidade e do progresso.
Nos mexicanos encontra-se com frequência sentimentosmachistas e malinchistas. Malinchistas (o termo provém da Malinche, a admirável indígena que foi a intérprete de Hernão Cortés), por admirar o alheio e o estrangeiro, e machistas por, dissimular complexos de inferioridade com atitudes de prepotência. Porém, os mexicanos não são assim, que dizer, nem isto e nem aquilo, mas tudo ao contrário. Os mexicanos são gente amável, porém impulsivos e violentos,...
tracking img