Antonin artoud

2364 palavras 10 páginas
-------------------------------------------------
Antonin Artaud

Antoine Marie Joseph Artaud, conhecido como Antonin Artaud (Marselha, 4 de setembro de 1896 — Paris em 4 de março de1948) foi um poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro francês de aspirações anarquistas. Ligado fortemente ao surrealismo, foi expulso do movimento por ser contrária a filiação ao partido comunista. Sua obra O Teatro e seu Duplo é um dos principais escritos sobre a arte do teatro no século XX, referência de grandes diretores como Peter Brook, Jerzy Grotowski e Eugenio Barba. Seus restos mortais se encontram no Cimetiere de Marseille, França.
Artaud questionou e subverteu a noção de loucura em seus textos, como em "Van Gogh: O Suicidado Pela Sociedade".
Artaud, o existencialista do desespero. Poetas e críticos afirmam que Artaud ampliou a visão de Rimbaud, do poeta vidente. Um artista francês chegou a afirmar que Artaud era a reencarnação de Rimbaud e seu sucessor espiritual. Antonin Artaud nasceu em Marselha, França, seus pais eram Euphrasie Nalpas e Antoine-Roi Artaud. Ambos eram nativos de Esmirna (atual Izmir ), a mãe de Artaud, vinha de uma família de armadores gregos, na passagem de sua infância falava-se grego, francês e inglês e ele foi o mais afetado pelo idioma grego entre seus irmãos. Sua mãe deu à luz nove filhos, mas apenas Antonin e uma irmã sobreviveram à infância. Quando tinha quatro anos de idade, Artaud teve um caso grave de meningite, o que lhe rendeu um temperamento irritado durante toda a sua adolescência. Ele também sofria de neuralgia, gaguejando e graves crises de depressão clínica, que foi tratada com o uso de ópio, resultando em uma dependência ao longo da vida.
Os pais de Artaud organizaram uma longa série de estadias em sanatórios para seu filho temperamental, que foram prolongadas e caras. Isso durou cinco anos, com uma pausa de dois meses, em junho e julho de 1916, quando Artaud foi recrutado para o exército francês. Ele

Relacionados

  • 25254454554
    2915 palavras | 12 páginas