Procura de artigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL



GOMES, Alaíde Maria de Fátima
SOUSA, Allana Salmer de
SOUZA, Suellen Caroline Braga
VARGAS, Igor Rosenburg


ORIENTADOR: CAMELO, William Lopes


4. Metodologia


4.1 Metodologia Científica

Através de diversas abordagens, técnicas, e processos utilizados pela ciência para formular e resolverproblemas de aquisições objetivas do conhecimento, de uma maneira sistemática pode-se identificar os diversos tipos, técnicas e formas de abordagem de pesquisas.
Abordando tipos de pesquisas pode-se citar três tipos. A descritiva, exploratória e experimental. A pesquisa descritiva são fatos observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem interferência do pesquisador. Paraque seja feita pesquisas descritivas usa-se técnicas padronização de coleta de dados (questionário e observação sistemática).
Segundo (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007), O tipo de pesquisa que se classifica como "descritiva", tem por premissa buscar a resolução de problemas melhorando as práticas por meio da observação, análise e descrições objetivas, através de entrevistas com peritos para apadronização de técnicas e validação de conteúdo.
Já a caracterização do estudo como pesquisa exploratória normalmente ocorre quando há pouco conhecimento sobre a temática a ser abordada. Por meio do estudo exploratório, busca-se conhecer com maior profundidade o assunto a modo a torna-lo mais claro ou construir questões importantes para a condução da pesquisa.
Gil (1999) Destaca que a pesquisaexploratória é desenvolvida no sentido de proporcionar uma visão geral acerca de determinado fato. Portanto, esse tipo de pesquisa é realizado, sobretudo, quando o tema escolhido é pouco explorado e torna-se difícil formular hipóteses precisas e operacionalizáveis.
Quando se trata experimental esse tipo de pesquisa objetiva criar condições para interferir no aparecimento ou na modificação dosfatos, para poder explicar oque ocorre com os fenômenos correlacionados.
Esse tipo de pesquisa é considerada o melhor exemplo de pesquisa científica, pois há um alto nível de controle da situação, podem-se isolar todas as estruturas de qualquer interferência do meio exterior, gerando maior confiabilidade em seus resultados. Mesmo assim é flexível, podendo dar inúmeras respostas diferentes aproblemas diferentes com um único experimento.
Quando se refere de técnicas de pesquisa podem-se citar vários tipos como: pesquisa bibliográfica, estudo de caso, questionário, documenta. A pesquisa bibliográfica é uma pesquisa que recupera o conhecimento cientifico acumulado sobre um problema. Constitui parte da pesquisa descritiva ou experimental, quando objetiva recolher informações e conhecimentosprévios acerca de um problema para o qual se procura resposta ou acerca de uma hipótese que se quer experimentar.
Cervo e Bervian (1983, p. 55) definem a pesquisa bibliográfica como a que
“Explica um problema a partir de referenciais teóricos publicados em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Ambos casos buscamconhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.”
Portanto, por ser de natureza teórica, a pesquisa bibliográfica é parte obrigatória, da mesma forma como em outros tipos de pesquisa, haja vista que é por meio dela que se toma conhecimento.
Já a pesquisa estudo de caso caracteriza-se principalmente pelo estudoconcentrado de um único caso. Esse estudo é preferido pelos pesquisadores que desejam aprofundar seus conhecimentos a respeito de determinado caso especifico. Este tipo de pesquisa é realizado de maneira mais intensiva, em decorrência de os esforços dos pesquisadores concentrarem-se em determinado objeto de estudo. No entanto, o fato de relacionar-se a um único objeto ou fenômeno constitui-se uma...
tracking img