Modelagem e crf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II
1º semestre de 2012
Relatório de exercício de laboratório



Alunas: Carmem Caetano, Elenir Vasconcelos
Gaiola no: 05Exercício realizado no dia: 07/05/2012
Tempo do exercício: 29 minutos

1. Exercício: Modelagem e CRF

2. Objetivos: Este exercício tem como objetivo ensinar o rato apressionar a barra de respostas que se encontra no interior da caixa de Skinner.

3. Procedimento: Neste experimento aplicamos a técnica de modelagem com o objetivo de obter o comportamento do ratode apertar a barra, iniciamos este experimento ligando o painel de controle, zeramos o cronômetro e o contador de reforços, em seguida, introduzimos a primeira gota de água com o objetivo de oanimal ir ao bebedouro, colocamos o rato dentro da caixa de Skinner e ligamos o cronômetro. Quando o animal achou a água, reforçamos o rato cinco vezes para retreiná-lo ao bebedouro. Após ele terassociado o barulho com a água, demos início ao processo de modelagem, onde o rato foi reforçado todas as vezes que se aproximava da barra, começamos então a reforça-lo somente quando ele encostava pelo menosuma pata na barra. O rato se afastou por um espaço de dezessete minutos, assim que retornou ele pressionou a barra quatro vezes, e então temos termino ao experimento, pois conseguimos atingir oobjetivo estabelecido. Colocamos o rato em sua gaiola e limpamos a caixa de Skinner.

4. Descrição Comportamental:

Neste experimento foi utilizada a técnica de modelagem, um procedimento alcançadopelo reforçamento das aproximações sucessivas a esta resposta. Este método toma como ponto de partida respostas mais simples, porém que existem com alguma força, isto é, este método parte do níveloperante do organismo. O critério de reforçamento é mudado gradualmente, de tal forma que ele incida sobre respostas que, cada vez mais, se aproximem da resposta desejada. No nosso experimento o...
tracking img