Processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
ICIBE – INSTITUTO CIBERESPACIAL
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
GEORGE TRINDADE TAVARES
MARCUS VINICIUS PALHETA SOEIRO
PEDRO AUGUSTO FERREIRA DA PAIXÃO

PROJETO INFORMÁTICA EDUCACIONAL: UTILIZANDO O COMPUTADOR COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO LINUX EDUCACIONAL AOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “BERTOLDO NUNES”.

Belém - Pará2011
GEORGE TRINDADE TAVARES
MARCUS VINICIUS PALHETA SOEIRO
PEDRO AUGUSTO FERREIRA DA PAIXÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA – UFRA

PROJETO INFORMÁTICA EDUCACIONAL: UTILIZANDO O COMPUTADOR COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO LINUX EDUCACIONAL AOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “BERTOLDO NUNES”.

Projeto de Pesquisa apresentado como requisitoavaliativo à Disciplina Projeto Integrador Disciplinar I da Universidade Federal Rural da Amazônia, ministrado pela Profª MSc. Edineide Helena Almeida Paes.

Belém - Pará
2011

SUMÁRIO pág.

Justificativa ............................................. 04-05
Tema ...................................................... 06
Hipótese................................................. 07
Objetivo Geral ........................................ 08
Objetivos Específicos ............................. 09
Referencial Teórico ................................ 10
Metodologia ............................................ 11
Cronograma ............................................ 12
Bibliografia .............................................. 13


JUSTIFICATIVAA Escola “Bertoldo Nunes” possui, em 2011, 1600 alunos matriculados nas três séries do Ensino Médio e 44 professores das disciplinas do currículo, além de possuir a tradição de ser a Escola mais antiga do interior do Estado, o que nos dá maior empenho na busca de soluções quanto ao ensino e aprendizagem, aliando a forma de aprendizagem ao mundo virtual proporcionado pela tecnologia educacionaldisponível.
Compreendemos que educar para um mundo em transformações constante é um desafio que deve ser interpretado a partir da inserção de novas tecnologias na educação para que possamos compreender novos e modificar antigos objetivos educacionais e sociais; permitindo que essas tecnologias possam favorecer o desenvolvimento de um novo modelo educacional fundamentado na construçãocooperativa do conhecimento pelo educando e educador, de forma que se possa crer que a pessoa cresça como indivíduo, cidadão e profissional competente para se inserir e modificar esta sociedade, promovendo a redução das distâncias sociais que assolam nosso país.
Portanto, torna-se necessário o acompanhamento técnico das instalações da sala de informática, a qual só poderá ser viabilizada por um professorque possua o conhecimento tecnológico, quanto ao funcionamento dos softwares e Hardwares, sistema de rede e outros dados que se fizerem necessários na viabilidade técnica dos projetos que serão desenvolvidos pelos alunos e professores.
Essa possibilidade transformadora vinda com a implantação do laboratório vem suprir a deficiência quanto ao acesso às informações necessárias que irão dinamizar oconteúdo trabalhado em sala de aula, já que a Escola está localizada no interior do Estado e distante dos centros irradiadores de cultura.
A rede mundial de computadores acena para essa onda contínua de produção de informações necessárias aos afazeres do cotidiano, que não deve ser considerada como algo passageiro ou modismo, mas ações permanentes atreladas ao processo histórico domomento.
Portanto, devemos enfrentar com profundidade essas mudanças, pois além de aprendermos continuamente aproveitando a flexibilidade que o computador oferece, somada às ações educativas e a possibilidade de inclusão digital, estamos aprendendo, fazendo, experimentando, construindo e reconstruindo conhecimentos e modelos que devem ser superados em razão da possibilidade do novo que deve estar...
tracking img