Processos gerencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INTRODUÇÃO

O comportamento do consumidor está quase que totalmente interligado ao modo de criação de cada pessoa, hábitos oriundos dessa etapa e costumes adquiridos no decorrer de sua criação, ou seja, tem relação direta com a cultura de cada pessoa. Outros fatores como a classe social, o poder aquisitivo e a faixa etária, também influenciam constantemente ocomportamento do consumidor na hora da compra. Devido a essa variedade de fatores influenciáveis, os pesquisadores preocupam-se em estudar e avaliar cada vez mais a população para identificar o perfil que mais se aproxima das tendências atuais de consumo, para poder satisfazê-los da melhor forma.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente, os fatores culturais, possuem grande valor na influência docomportamento do consumidor, pois a cultura é o principal determinante dos desejos e do comportamento de uma pessoa. Ao desenvolver-se em uma sociedade, uma criança adquire valores básicos, percepções, desejos e comportamentos de sua família e outras instituições
A subcultura é grupos de pessoas que compartilham os mesmos sistemas de valor com base em situações e experiências quetiveram em comum. Entre as subculturas estão as nacionalidades, religiões, os grupos raciais e as regiões geográficas.
As Classes Sociais são divisões de uma sociedade que podem ser permanentes e ordenadas, cujos membros compartilham valores, interesses e comportamentos semelhantes, as classes sociais, mostram preferências diferenciadas por produtos e marcas no que diz respeito aroupas, móveis, atividades de lazer e carros.
O comportamento do consumidor também é influenciado por fatores sociais, como pequenos grupos, família, papéis e status.
A família é a que possui maior peso na organização de consumo da sociedade. Os profissionais de marketing se interessam pelos papéis e influência do marido, da esposa e dos filhos na compra de diferentes produtos eserviços. Uma pessoa pertence a vários grupos família, clubes e organizações e sua posição em cada um deles pode ser definida em termos tanto de papel quanto de status. Um papel consiste nas atividades que se espera que cada pessoa desempenhe de acordo com as outras ao seu redor, cada papel carrega um status que reflete a estima que a sociedade lhe dispensa.
Ao passar do tempo, as pessoasmudam os bens e serviços que compram os gastos quanto a roupas, comida, móveis e lazer são inteiramente relacionados à idade. Tradicionais estágios do ciclo de vida da família incluem os jovens solteiros e os casais com filhos, os profissionais de marketing estão se voltando cada vez mais para o crescente numero de estágios alternativos e não tradicionais como casais que não são casados, pessoasque se casam mais tarde, casais sem filhos, casais homossexuais, pais solteiros e pais cujos filhos jovens e adultos voltaram a morar com eles.
O segmento começando a vida consiste em clientes entre 18 e 35 anos, os quais estão vivenciando suas próprias experiências, como se formar na faculdade, o primeiro cartão de credito, o primeiro carro, o primeiro empréstimo, o casamento e o primeirofilho, os acumuladores, entre 35 e 50 anos, preocupam-se em economizar para a aposentadoria e com bons investimentos, clientes com mais de 60 anos, querem maximizar sua renda da aposentadoria para manter o estilo de vida desejado.
A situação financeira que uma pessoa se encontra afetará sua escolha de produto, se os indicadores econômicos apontarem para uma recessão, esse profissionalpoderá tomar medidas para refazer e reposicionar seus produtos ou para rever seus preços.
. Estilo de vida é o padrão de vida de uma pessoa expresso na sua psicografia, ele envolve a avaliação das principais dimensões do consumidor, atividades (trabalho, compromissos sociais), interesses (comida, família) opiniões (das empresas e dos produtos). O estilo de vida vai além da classe social e da...
tracking img