Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como escapar do desemprego e sobreviver ao mundo do downsizing
As previsões acerca do ano de 2001 serviram como fonte de inspiração para inúmeros escritores e cineastas, que buscaram retratá-lo através de um cenário futurista e repleto de inovações tecnológicas. Bem, já não é mais preciso ir ao cinema para apreciar o tão esperado século XXI. Ele, agora, finalmente, faz parte do nosso cotidiano.De fato, a fantasia não conseguiu prever fielmente a realidade, em certos aspectos, afinal, ainda não podemos nos deslumbrar com os carros flutuando sobre as nossas cidades, como muitos imaginaram. Porém, temos que admitir que o mundo já não é mais o mesmo e que o início do terceiro milênio está sendo marcado por significativas transformações que nos lançam frente a uma nova era cheia deperspectivas e, também, de interrogações.
As últimas décadas foram marcadas por uma série de mudanças extraordinárias que atingiram a maior parte dos campos de nossas vidas. Uma infinidade de pesquisas e de grandes descobertas cientificas acabaram por se traduzir em um movimento incessante de desenvolvimentos tecnológicos que desencadearam uma alteração profunda e de alcance global nas configuraçõessócio-econômicas.
Em meio a tudo isso, emergiu uma nova fase na história da humanidade. A era da informação. Uma época onde o planeta encontra-se totalmente conectado através de sofisticados sistemas de comunicação, interagindo em um movimento crescente e ininterrupto de produção de conhecimentos.
Mas e quanto ao mercado de trabalho; como ele vem se comportando frente a este novo momento social?Bem, é certo que o mercado de trabalho nunca foi muito constante. Pelo contrário, a única coisa que podemos considerar como constante em relação a ele é o fato de estar sempre em processo de transformação.
Porém, isso se intensificou ainda mais por estarmos atravessando um período de significativas alterações sociais e econômicas. O mercado está extremamente turbulento e inseguro. Muitos segmentosexperimentam uma forte e impiedosa crise, enquanto que outros simplesmente degustam o sabor da prosperidade. As organizações precisam acompanhar, ou melhor, se adaptar as novas tendências para manterem-se vivas e competitivas. E assim, temos as famosas fusões, as reestruturações dos sistemas produtivos e gerenciais, os novos processos de gestão, os grandes enxugamentos etc…, etc.
Em conseqüênciadisso tudo, profissões e áreas de trabalho de todos os tipos vêm passando por uma profunda reformulação. Tornou-se difícil apontar para um setor que não tenha sido afetado por toda esta revolução tecnológica. De uns tempos para cá, pudemos observar um grande número de empregos que vêm simplesmente desaparecendo devido ao surgimento de elaborados processos tecnológicos. A automação e o controledos negócios on-line , por exemplo, pulverizaram milhares de cargos administrativos e de mão-de-obra repetitiva como que num passe de mágica.
Em contrapartida, muitas funções que vêm sobrevivendo a estas mudanças, tornaram-se mais elaboradas, demandando um outro tipo de perfil e de qualificações dos profissionais. É o caso dos montadores de veículos que precisam saber como lidar com verdadeirosrobôs, ao invés deles mesmo manipularem as pesadas peças dos automóveis, como se fazia nos velhos tempos. Isso sem falar nas modernas secretárias que, hoje em dia, precisam ter conhecimentos e habilidades que eram encontradas apenas nos profissionais de alto nível executivo, em um passado não muito distante.
“Na era da informação, para ter emprego é imprescindível ter conhecimento.”
Esta alteraçãode conteúdo do trabalho vem ocorrendo com a maior parte das profissões que, cada vez mais, estão tendo que lidar com a tecnologia como instrumento de uso diário. O próprio computador, que há poucos anos ficava trancado nos centros de processamento de dados, Cpds, aos cuidados de um programador ou operador qualificado, tornou-se uma ferramenta indispensável e que pode ser encontrada sobre a mesa...
tracking img