Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
 
                                     

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Profº. Lincon Lopes
Disciplina: Processos Gerenciais
 

Claudia Moreira Alves Cruz - RA 3875758936
Juliana Andreani Melchior dos Santos - RA 3815678941
Márcia Regina de Toledo Ghelfi - RA 3875758921
Marcos Antonio Previero - RA4708898346
Silvana Calderari - RA 4312782328

  
 
 

BAURU / SP
2012
ETAPA 1 – PASSO 1
Definições de Planejamento:
A função administrativa que determina antecipadamente o que deve ser feito é o planejamento. Através dele, o administrador traça os objetivos principais e mostra as melhores alternativas de como atingi-los. Envolve mudanças e inovações, sendo necessário conhecimento e pesquisas.Trata-se de um processo contínuo, voltado para o futuro, que envolve toda a empresa, permitindo assim que se identifiquem seus pontos fortes e suas deficiências. O planejamento é dividido por níveis na empresa e podemos classificá-los como estratégico, tático e operacional.
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico da empresa é desenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados;projetado para ser cumprido a longo prazo, está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e abrange a empresa como uma totalidade.
São exigidas sete etapas para o cumprimento:
1- Determinação de objetivos.
2- Análise ambiental externa.
3- Análise organizacional interna.
4- Formulação de alternativas.
5- Elaboração do planejamento.
6- Implementação eexecução.
7- Avaliação dos resultados.
Planejamento Tático
É operado pelos gerentes, coordenadores e supervisores. Ocupa posição intermediária no planejamento da empresa; está entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional. Seus objetivos são para o médio prazo, é voltado para o futuro, contínuo e permanente, sistêmico e interativo, preocupa-se com a racionalidade das tomadas dedecisão. Sua área de abrangência é uma área específica, como um departamento ou uma divisão.
Planejamento Operacional
O planejamento operacional é imediatista e refere-se às tarefas e operações realizadas diariamente. O que fazer e como fazer. Através dele pode-se visualizar e determinar ações futuras dentro do nível operacional que atinjam os objetivos da empresa.
Tipos de planos operacionais:1- Procedimentos: métodos.
2- Orçamentos: dinheiro.
3- Programações: tempo.
4- Regulamentos: comportamento pessoal, regras a serem seguidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. - 4ª ed.- Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 – 2ª reimpressão.
http://www.webartigos.com/artigos/niveis-de-planejamento/16808, acesso em 23/08/2012,às 09:44 horas.

ETAPA 1 – PASSO 2
Análise do texto: ”Veja o futuro antes dos outros”
No entendimento de Roberto Shinyashiki enxergar e não ver ou ver somente o que está ao lado, aquilo que todos veem, sem conseguir ver adiante; isto é falta de visão.
Um empreendedor tem que estar aberto ao futuro. E consegue isso através de uma visão aberta, da leitura das entrelinhas, da antecipação. Sabeque não pode focar apenas no presente. O sucesso muitas vezes traz a acomodação e esta por sua vez conduz ao fracasso, então trava duas batalhas ao mesmo tempo: o presente no qual se dedica a vencer e o futuro, o qual se dedica a conquistar.
A mente aberta para o futuro, a visão, deixa o indivíduo em estado de atenção, o que o leva a estar pronto para aproveitar as oportunidades que aparecerem.Análise do texto: “ O desafio do administrador do futuro”.
Segundo Paulo Barreto dos Santos o mercado global cobra do profissional deste século que ele estude muito, participe de eventos, tenha uma boa ligação com a tecnologia para que consiga se inserir nele. É preciso um estudo sistêmico permanente e disposição para o aprendizado de novas habilidades, já que hoje as empresas são muito...
tracking img