Alvenaria estrutural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alvenaria Estrutural

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

ARQUITETURA E URBANISMO Sistemas Construtivos Industrializados

Sistemas Construtivos Industrializados ALVENARIA ESTRUTURAL
Prof.: Renato Amorim Soares de Melo

Ágata Karem de Paula Amélia Serra Machado Cristhyane Santos Teixeira Dayane Antunes Moreira Michelle Alves Silva

6º período – integral
2º semestre 2012

APRESENTAÇÃODO SISTEMA
Descrição
Na Alvenaria Estrutural a parede desempenha um duplo papel, o de vedação vertical e suporte Estrutural, mas nem todas as paredes são portantes. Não existem pilares ou vigas como nas estruturas convencionais. As paredes devem resistir as cargas verticais (peso próprio e cargas de ocupação) e as cargas laterais (ação do vento, empuxo da terra, etc.), sendo que as lateraisdeverão ser absorvidas pelas lajes e transmitidas as paredes estruturais paralelas a direção do esforço lateral. Vedação

Alvenaria Estrutural é um processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes como principal estrutura de suporte do edifício, dimensionadas através de cálculo racional.

Estrutural e vedação

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA
Descrição
Há quatro tipos de alvenaria estrutural: Aalvenaria estrutural não armada é composta por argamassa + componentes. A alvenaria estrutural parcialmente armada é composta apenas de blocos de alvenaria e argamassa. Os reforços metálicos, nesses casos, apenas se limitam em cintas, vergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com o objetivo de evitar fissuras localizadas. Já a alvenaria estrutural armada se caracteriza por ter algunsvazados verticais dos blocos, preenchidos com graute, ou seja, micro-concreto de grande fluidez, envolvendo barras e fios de aço, funcionando como armadura convencional.

E a Alvenaria Protendida, que é reforçada por uma armadura ativa (prétensionada) que submete a alvenaria à tensões de compressão.

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA
Componentes
Componente ou unidade: É o que compõe os elementos daestrutura,separadamente. Cada um possui propriedades mecânicas distintas.
Os principais são o bloco, a junta de argamassa, o graute e a armadura. Bloco estrutural: Componente básico da alvenaria, o bloco é o principal responsável pela determinação da característica resistente da estrutura. Possui furos prismáticos perpendiculares às faces que os contêm, com assentamento estritamente dos furos navertical. Amostra: Conjunto de blocos extraídos aleatoriamente de um lote, para obtenção de suas propriedades geométricas, físicas ou mecânicas.

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA
Componentes
Armaduras:
As barras de aço utilizadas nas construções em alvenaria são as mesmas utilizadas nas estruturas de concreto armado, mas, neste caso, serão sempre envolvidas por graute, para garantir o trabalho conjunto com orestante dos componentes da alvenaria.

Graute:
Tem a função de preenchimento de espaços vazios dos blocos ou em trechos de canaletas. Possui como finalidade principal o aumento de resistência da alvenaria. O graute é composto dos mesmos materiais usados para produzir concreto convencional. As diferenças estão no tamanho do agregado graúdo e na relação água/cimento.

Junta de argamassa: Componenteutilizado na ligação dos blocos. É o cordão ou lâmina de argamassa endurecida, que intercala e adere à sunidades de alvenaria, garantindo a monoliticidade da alvenaria.

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA
Materiais de trabalho
Nível alemão - utilizado para localização do ponto mais alto da laje para assentamento da camada de regularização da primeira fiada. Bisnaga - ferramenta utilizada para aplicação deargamassas no assentamento de blocos ou enchimento de vãos. Palheta - régua larga de madeira com empunhadura utilizada para espalhar argamassa de assentamento.

HISTÓRICO
No mundo
A alvenaria estrutural é uma das formas mais antigas de construção empregadas pelo homem.
Ao longo dos séculos obras importantes utilizaram esse sistema construtivo. Entre elas estão:

• A Pirâmides de Gisé (Egito, 2.000...
tracking img