Processos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS.
Etapa 1 e 2
INTRODUÇÃO


O conceito de processo tem recebido grande ênfase na atualidade. Muitas organizações modernas possuem estruturas funcionais e hierárquicas, que isolam os departamentos, empobrecem a coordenação das atividades e limitam a comunicação. O trabalho acaba sendo fragmentado e compartimentalizado, o que dificulta a realização dastarefas. Na tentativa de encontrar uma melhor compreensão das organizações, a abordagem por processo fornece uma alternativa para essa visão estática e fragmentada da organização.
De uma forma geral, um processo pode ser definido como um conjunto de atividades que transformam recursos (entradas) em resultados (saídas). Davenport (1993) define um processo como “um conjunto de atividadesestruturadas destinadas a resultar num produto especificado para um determinado cliente ou mercado”. Ao se adotar uma visão por processo dentro de uma organização, enfatiza-se a maneira como o trabalho é realizado. Um processo é, portanto, uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim e entradas e saídas claramente identificadas. Harrington (1991) ressaltaa agregação de valor, definindo processo como “qualquer atividade ou grupo de atividades que recebe um insumo, agrega-lhe valor e fornece um produto ou uma saída a um cliente interno ou externo. Processos utilizam recursos de uma organização para produzir resultados”. A abordagem por processos distingue-se das versões mais hierárquicas e verticais da estrutura de uma organização. Enquanto aestrutura hierárquica é, tipicamente, uma visão fragmentada e estática das responsabilidades e das relações de subordinação, a estrutura por processo é uma visão dinâmica da forma pela qual a organização produz valor. A visão do processo evidencia a sequencia de atividades que são realizadas, cruzando departamentos e níveis hierárquicos, até a saída dos produtos.










ETAPA 1

Passo 1Planejamento
Para o administrador, planejar torna-se obrigatório, pois terá que apresentar soluções viáveis para alcançar objetivos comuns.
No conteúdo a seguir apresentaremos as formas de planejamento estratégico, tático e operacional que explicará seus níveis e processos de uma forma mais detalhada, deixando assim, muito claro que uma das principais funções de umadministrador dentro do processo administrativo é realizar planejamentos.


Planejamento estratégico

É o planejamento de nível institucional, ou seja, voltado para a empresa e seu ambiente geral (ambiente interno e externo) e, devido a essa característica, está sujeito às incertezas do ambiente e do mercado. Este tipo de planejamento é desenvolvido sempre olhando as interações entre todasas unidades para obter sinergia entre as mesmas e fazer com que esta combinação alcance os objetivos da estratégia empresarial. Deve ser focado em COMO FAZER ao contrário da Estratégia Empresarial que foca no QUE FAZER e no longo prazo conforme ressalta Chiavenato:
“Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10, 15 ou 20 anos, dependendodos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo.” (CHIAVENATO, Idalberto. Administração, Rio de Janeiro, Elsevier, São Paulo, Anhanguera, 2010, p. 142.).


Para Drucker:
“Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente asatividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.” (P. Drucker, Introdução a Administração, São Paulo, Pioneira, 1984.)



Planejamento tático

O desdobramento do planejamento estratégico pode ser chamado de planejamento tático. É o...
tracking img