Potencial de repouso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Potencial de repouso
A maioria das células animais possui uma diferença de potencial associada a sua membrana, sendo o interior da célula em repouso carregado negativamente e o exterior positivamente. Essa diferença de potencial é denominada potencial de repouso. O equilíbrio de Donnan permite um melhor entendimento dessa diferença de potencial existente em células em repouso, mesmo que os meiosbiológicos não o sigam perfeitamente. Para calcular a diferença de potencial elétrico (que é igual e contrária à força da concentração) é utilizada a equação de Nernst. O entendimento do potencial de repouso das células é fundamental para a compreensão do funcionamento de todo o nosso organismo, já que os processos biológicos, principalmente aqueles regidos pelo sistema nervoso, advém damodificação desse potencial.
As células estão separadas do ambiente por uma estrutura fundamental, a membrana plasmática. A membrana faz mais do que separar o conteúdo celular do meio circundante; ela é atravessada por canais e bombas altamente seletivos, formados por moléculas proteicas, que permitem a entrada e saída de substâncias específicas na célula. Esse fluxo iônico através das membranas é àbase da comunicação intercelular, de extrema importância nos processos fisiológicos.
A maioria das células animais apresenta diferença de potencial elétrico (voltagem), através de suas membranas plasmáticas. O citoplasma costuma ser eletricamente negativo em relação ao líquido extracelular. A diferença de potencial elétrico, através da membrana plasmática de células em repouso, é denominadapotencial de repouso da membrana.
O potencial de repouso da membrana desempenha papel central na excitabilidade das células nervosas e musculares, bem como em algumas outras respostas celulares, já que a modificação desse potencial (os chamados potenciais de ação) resulta em diversas alterações nas células vivas. Para que haja troca de moléculas e íons entre a célula e seu meio ambiente, a membranaplasmática possui proteínas transportadoras. Um desses recursos é a bomba de sódio e potássio. Essa bomba transportadora de íons é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, sendo que seu funcionamento pode levar à morte.
O potencial de repouso tem grande importância para a vida dos animais, dentre eles o homem. A diferença de potencial existente na membrana celular desempenha papel central naexcitabilidade das células nervosas e musculares, controlando a sinalização que o sistema nervoso exerce sobre os outros sistemas e a contração muscular. Além disso, outras respostas celulares, essenciais à sobrevivência, são extremamente dependentes dessa diferença de potencial. É importante considerar a existência da bomba de Na+ e K+, responsável por manter as concentrações desses íons ideaispara o funcionamento celular.

Referências Bibliográficas
ALBERTS, Bruce. Biologia molecular da célula. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SCHAUF, Charles. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 1993.

Sites acessados no período de 18/08/05 a 21/08/05
http://www.medonline.com.br/
http://www.clubedoaudio.com.br
http://www.geocities.com/~malaghini/potencial1.htmlhttp://www.clubedoclaudio.com.br/fis3html
http://www.unb.br/ib/cfs/aulascg/potrepouso.ppt

Enciclopédia Biosfera, N.02, 2006 ISSN 1809-0583

Potencial de ação
Um potencial de ação é uma onda de descarga elétrica que percorre a membrana de uma célula. Potenciais de ação são essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos. Eles podem sergerados por muitos tipos de células, mas são utilizados mais intensamente pelo sistema nervoso, para comunicação entre neurônios e para transmitir informação dos neurônios para outro tecido do organismo, como os músculos ou as glândulas. Muitas plantas também exibem potenciais de ação. Eles viajam por meio de seu floema para coordenar atividades. A principal diferença entre os potenciais de...
tracking img