Processo penal 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
(Exame de Ordem OAB – 2009.2) Eduardo foi condenado à pena de 6 anos de reclusão e 100 dias-multa pela prática de roubo contra uma agência da Caixa Econômica Federal. A sentença, no entanto, foiproferida por juízo absolutamente incompetente, tendo sido anulada por decisão do órgão recursal em julgamento de recurso interposto pela defesa, determinando-se a remessa dos autos à autoridadejudiciária competente. O Ministério Público, conformando-se com a condenação, não interpôs recurso. Após nova tramitação processual perante o juízo competente, Eduardo foi condenado à pena de 7 anos de reclusãoe a 150 dias-multa. Nessa situação hipotética, cabe sustentar que a nova condenação não poderia ter sido superior à primeira? Justifique a resposta.
Não, pois o art. 617, CPP veda a denominadareformatio in pejus, ou seja, havendo recurso apenas por parte da defesa, o tribunal não pode proferir decisão que torne mais gravosa sua situação, ainda que haja erro evidente na sentença, como, porexemplo, pena fixada abaixo do mínimo legal.
109, IV, CF, estabelece que a justiça federal que é competente para julgar os crimes contra empresas públicas.
Trata-se de reforma prejudicial indireta –reformatio in pejus, art. 617, CPP. O agravamento da pena não foi pela anulação, e sim do novo julgamento. O novo julgamento não pode agravar, apenas manter.

Exercício Suplementar
(MP-TO/2006)Rogério interpôs recurso especial perante o STF, quando deveria tê-lo feito para o STJ. O STF, diante de tal fato, converteu para o STJ o endereçamento que lhe havia sido feito, encaminhando o recursoàquele órgão. Nessa situação, o STF aplicou o princípio recursal da

A) voluntariedade.
B) conversão.
C) fungibilidade.
D) unirrecorribilidade.

JURISPRUDÊNCIA:
0003456-56.2005.8.19.0008 - APELACAODES. ROSA HELENA GUITA - Julgamento: 06/12/2010 - QUINTA CAMARA CRIMINAL
E M E N T A Apelação Criminal. Tribunal do Júri. Condenação pela prática de dois crimes de homicídio duplamente...
tracking img