Processo legislativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL
DISCIPLINA: NOÇÕES DE DIREITO

PROCESSO LEGISLATIVO
- Fases do Processo da Criação de uma Lei

PROCESSOLEGISLATIVO
FASES DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA LEI

1. INICIATIVA: É a faculdade que a Constituição atribui a alguém ou a algum órgão para apresentar projeto de lei, inaugurando o processo legislativo.Podem propor um projeto de Lei: Membros da comissão da Câmara dos Deputados, Membros da comissão do Senado, Congresso Nacional, Presidente da República, Supremo Tribunal Federal, Tribunais Superiores,Procurador-Geral da República e Cidadãos.
A iniciativa poderá ser:
Comum (ou concorrente): quando puder ser apresentada por qualquer membro do Congresso Nacional, pelo Presidente de república, eainda pelos cidadãos no caso de iniciativa popular.
Reservada: quando a Constituição reserva a possibilidade a dar início ao processo de criação a somente determinadas autoridades ou órgãos.
*Privativa de órgãos do judiciário: quando for iniciativa privativa dos tribunais
(Supremo Tribunal Federal, Tribunais Superiores e Tribunais de Justiça);
* Privativa do Ministério Público:quando couber somente a ele; privativa da Câmara os Deputados, do Senado e do Tribunal de contas da União.
* Privativa do Presidente da República: quando, por exemplo, se refere às leis que fixemou modifiquem as Forças Armadas, que disponham sobre a criação de cargos, funções ou empregos públicos na Administração Pública, que tratem sobre a organização administrativa e judiciária, matériatributária e orçamentária, dentre outros.

* Para que um cidadão possa apresentar seu projeto de lei à Câmara dos Deputados, este projeto deve ter assinatura de no mínimo 1% do eleitorado nacional,sendo que, as assinaturas devem ser de no mínimo cinco Estados diferentes, com 0,3% de assinaturas de cada Estado. (Art. 61, parágrafo 2º CF)

2. DISCUSSÃO: As discussões começam nas Comissões...
tracking img