O fim do comunismo e o surgimento da cei

O FIM DO DO “COMUNISMO” QUE NUNCA EXISTIU -URSS!

Os últimos acontecimentos na União soviética quase no findar do século XX,abalaram o Mundo. Não se sabe ainda ao certo o que aconteceu. Com amaior facilidade um grupo de estalinistas tomou conta do poder, emitiu ordens e comunicados , faz deslocar tropas e tanques e as reações ao golpe foram mínimas em todo o país, digam o que disseram osórgãos de (contra)informação burgueses do “Ocidente”.
A URSS foi um corpo prostado nos seus últimos dias,pois só assim se compreende a sua falta de vitalidade demonstrada.Numa cidade de alguns milhões dehabitantes,como tem Moscovo, apenas cerca de 50 a 100 mil pessoas acorreram ao parlamento da Rússia para defender Ieltsin, o demagogo genial.
Dizer que todo o povo demonstrou o seu amor à novaliberdade conquistada é pois faltar à verdade. Apenas uma minoria activa entrou em acção, e que, conjugada com a falta de entusiasmo dos soldados,evitou uma tragédia sangrenta. Tivessem os golpistas tidomais capacidade e competência e as coisas seriam hoje muito diferentes. Como quase sempre acontece, foram uns tantos que arriscando a vida contribuiram para a derrota do inimigo ou do grupoinstalado no poder. Numa reportagem enviada ao “Público”,fez-se referência a “um grupo de jovens anarquistas” gritando” Não passarão” a que muitos dos presentes em concordância diziam dos presentes emconcordância diziam também; “ficaremos até ao fim”.
Que teria acontecido se o exército tivesse avançado, como o fez em Pequim na Praça da Paz Celestial? Muitos dos “heróis” oportunistas que hoje enchem ascolunas dos jornais com declarações bombásticas, estariam agora a proclamar exactamente o contrário. E o Partido comunista soviético estaria fora da lei na Rússia ! Afinal outro colosso com pés debarro , bastou um decreto para acabar com ele. Todos estes acontecimentos passados que fazem parte da história devem levar-nos a profundas reflexões e análises, quanto ao funcionamenro dos Estados...
tracking img