O fim do comunismo e o surgimento da cei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O FIM DO DO “COMUNISMO” QUE NUNCA EXISTIU -URSS!

Os últimos acontecimentos na União soviética quase no findar do século XX,abalaram o Mundo. Não se sabe ainda ao certo o que aconteceu. Com a maior facilidade um grupo de estalinistas tomou conta do poder, emitiu ordens e comunicados , faz deslocar tropas e tanques e as reações ao golpe foram mínimas em todo o país, digam o que disseram osórgãos de (contra)informação burgueses do “Ocidente”.
A URSS foi um corpo prostado nos seus últimos dias,pois só assim se compreende a sua falta de vitalidade demonstrada.Numa cidade de alguns milhões de habitantes,como tem Moscovo, apenas cerca de 50 a 100 mil pessoas acorreram ao parlamento da Rússia para defender Ieltsin, o demagogo genial.
Dizer que todo o povo demonstrou o seu amor à novaliberdade conquistada é pois faltar à verdade. Apenas uma minoria activa entrou em acção, e que, conjugada com a falta de entusiasmo dos soldados,evitou uma tragédia sangrenta. Tivessem os golpistas tido mais capacidade e competência e as coisas seriam hoje muito diferentes. Como quase sempre acontece, foram uns tantos que arriscando a vida contribuiram para a derrota do inimigo ou do grupo instalado nopoder. Numa reportagem enviada ao “Público”,fez-se referência a “um grupo de jovens anarquistas” gritando” Não passarão” a que muitos dos presentes em concordância diziam dos presentes em concordância diziam também; “ficaremos até ao fim”.
Que teria acontecido se o exército tivesse avançado, como o fez em Pequim na Praça da Paz Celestial? Muitos dos “heróis” oportunistas que hoje enchem as colunasdos jornais com declarações bombásticas, estariam agora a proclamar exactamente o contrário. E o Partido comunista soviético estaria fora da lei na Rússia ! Afinal outro colosso com pés de barro , bastou um decreto para acabar com ele. Todos estes acontecimentos passados que fazem parte da história devem levar-nos a profundas reflexões e análises, quanto ao funcionamenro dos Estados totalitários,organizados duma forma piramidal, apoiados na força bruta, na propaganda controlada e na passividade das pessoas.
É o fim do “comunismo” disseram os doutores entendidos e as declarações a tal respeito abundam das direitas às esquerdas,ninguém querendo ficar atrás. E curiosamente muitos do que o afirmaram andaram há alguns anos atrás pelas hostes do PC ou foram dos seus mais acérrimossimpatizantes (hoje eles já estam completamente integrados nos partidos de direita no poder).Ao menos salvou-se a coerência do estalinista Álvaro Cunhal,eterno vencido, fechado no seu sistema obsoleto de valores e que nunca desarmou , a “cassete” sempre a funcionar embora já um pouco riscada.
Mas como pôde o “ comunismo ” ter visto o seu fim se ele nunca existiu como tal na ex-União Soviética e se ospostulados da doutrina: comunhão dos bens,organização social a partir das bases, democracia directa, federalismo, cargos executivos eleitos e revogáveis sempre que os colectivos o entendam, tudo aquilo que os libertários sempre defenderam só teve princípios de concretização no início da revolução de Outubro de 1917quando se propunha todo o poder aos sovietes , considerados órgãos de base popular. Foi opartido então chamado bolchevista, com Lénine e Trotsky,que deu a machadada no comunismo, com a instituição da polícia política, o assassinato dos opositores; anarquistas, socialistas revolucionários e outros, o que não permitiu ir mais além com a revolução.
Regiões houve onde os princípios libertários foram aplicados como na Ucrânia,onde por influência do anarquista-comunista Makno, oscamponeses e operários se organizaram e se aproximaram do comunismo , mas o exército vermelho acabou com o sonho de todos eles em sangrentas repressões.
Não, o comunismo não acabou na antiga URSS po que nunca existiu. Pois, em seu lugar formou-se o Capitalismo de Estado líderados por Lénine, Trotsky e Staline , servido por uma burocracia corrupta em todo o Leste Europeu . É necessário portanto,...
tracking img