Processo educativo no contexto historico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WEB AULA DE PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTORICO
Antiguidade
1. INTRODUÇÃO
Um grande estudioso português, chamado António Nóvoa, hoje Reitor da Universidade de Lisboa, explica bastante bem a importância da História da Educação - especialmente para os pedagogos que vocês em breve serão - quando faz sua defesa dessa área do conhecimento em quatro tópicos:
- A História da Educação deve serjustificada, em primeiro lugar, como História e deve procurar restituir o passado em si mesmo, isto é, nas suas diferenças com o presente.- A História da Educação pode nos ajudar a aprender a relativizar as idéias e as propostas educativas e compreende-las no seu tempo. Essa é uma condição de sobrevivência de qualquer educador na sociedade pedagógica dos nossos dias.
- A História da Educaçãofornece aos professores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. O fato de possuir um conhecimento histórico, não significa ter uma ação profissional mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva.
- A História da Educação amplia a memória e a experiência. Propicia um leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas o que permiteum alargamento do conjunto de conhecimentos dos professores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade de instituições escolares do passado. Para além disso, mostra que a educação não é um “destino”, mas uma construção social, o que renova o sentido e a importância da ação cotidiana de cada professor 1.
1 Nóvoa, António. Apresentação. In: CAMBI, Franco. A História da Pedagogia. São Paulo:Fundação Editora da Unesp, 1999.
Dito isto, bem vindos ao mundo da História da Educação! Espero que juntos possamos refletir, reconstruir e compreender a historicidade1 do processo educativo ao longo do tempo.
Nessa unidade, vamos trabalhar a Educação no mundo antigo, suas principais características e a educação na época medieval. Começaremos com uma rápida viagem pelo tempo antigo. Passaremospela região mediterrânea; Grécia e, finalmente, Roma. Depois vamos nos deter um pouco mais na época medieval, pois apesar dela ter sido erroneamente interpretada por tanto tempo como um período de trevas, foi lá que a escola, tal como a conhecemos hoje, se constituiu.http://poetajocemir.blogspot.com/2009/10/educacao-na-heladi.html
Estudada a educação nesse período, entraremos na unidade II. Nestaparte do nosso trabalho vamos estudar a época moderna, riquíssima na sua diversidade e prodigiosa nos seus avanços e promessas de futuro, como as grandes navegações e a descoberta das Américas2 , por exemplo. Chegaremos à contemporaneidade, que se inicia com a famosa Revolução Francesa. É aqui que se inauguram os Estados Nacionais e os sistemas educativos. É aqui que estão todas as nossasreferências de sociabilidade, de valores, enfim e sobretudo, é aqui que se situa o mundo que conhecemos e com o qual nos identificamos. Como isso tudo se passa na Europa, a última etapa será estudar a educação no Brasil. Começaremos pela educação que chega com os portugueses e, é claro, com os jesuítas até chegar aos nossos dias. Prontos para a viagem?
É importante explicar, antes de entrarmos propriamentena educação Antiga, que a pesquisa histórica contemporânea modificou profundamente a imagem que tínhamos do mundo antigo. Começou, por assim dizer, demolindo em grande parte a concepção clássica do antigo, ou seja, do homem grego e do romano. O homem antigo, como nos foi ensinado, era sinônimo de harmonia, de quietude, de síntese equilibrada, tanto na arte como no pensamento. Pensaram em Platão ouSócrates? Os modernos, por sua vez, sentiam-se nostálgicos de uma Antiguidade assim concebida, que continuava em seus imaginários a parecer como um modelo insuperável de beleza, de vida ética, de reflexões filosóficas, enfim, de perfeição. (CAMBI, 1999)
Dessa forma de olhar o mundo, especialmente o Greco-helenístico, hoje, praticamente nada se mantém em pé. Atualmente, nossa forma de ver a...
tracking img