Processo educativo no contexto historico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Antiguidade
1. INTRODUÇÃO

Um grande estudioso português, chamado António Nóvoa, hoje Reitor da Universidade de Lisboa, explica bastante bem a importância da História da Educação - especialmente para os pedagogos que vocês em breve serão - quando faz sua defesa dessa área do conhecimento em quatro tópicos:
- A História da Educação deve ser justificada, em primeiro lugar, como História e deveprocurar restituir o passado em si mesmo, isto é, nas suas diferenças com o presente.
- A História da Educação pode nos ajudar a aprender a relativizar as idéias e as propostas educativas e compreende-las no seu tempo. Essa é uma condição de sobrevivência de qualquer educador na sociedade pedagógica dos nossos dias.
- A História da Educação fornece aos professores um conhecimento do passadocoletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. O fato de possuir um conhecimento histórico, não significa ter uma ação profissional mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva.
- A História da Educação amplia a memória e a experiência. Propicia um leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas o que permite um alargamento do conjunto de conhecimentos dosprofessores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade de instituições escolares do passado. Para além disso, mostra que a educação não é um “destino”, mas uma construção social, o que renova o sentido e a importância da ação cotidiana de cada professor 1.
Web Aula 01
Antiguidade
1. INTRODUÇÃO

Um grande estudioso português, chamado António Nóvoa, hoje Reitor da Universidade de Lisboa,explica bastante bem a importância da História da Educação - especialmente para os pedagogos que vocês em breve serão - quando faz sua defesa dessa área do conhecimento em quatro tópicos:
- A História da Educação deve ser justificada, em primeiro lugar, como História e deve procurar restituir o passado em si mesmo, isto é, nas suas diferenças com o presente.
- A História da Educação pode nosajudar a aprender a relativizar as idéias e as propostas educativas e compreende-las no seu tempo. Essa é uma condição de sobrevivência de qualquer educador na sociedade pedagógica dos nossos dias.
- A História da Educação fornece aos professores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. O fato de possuir um conhecimento histórico, nãosignifica ter uma ação profissional mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva.
- A História da Educação amplia a memória e a experiência. Propicia um leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas o que permite um alargamento do conjunto de conhecimentos dos professores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade de instituições escolares do passado. Para além disso, mostra que aeducação não é um “destino”, mas uma construção social, o que renova o sentido e a importância da ação cotidiana de cada professor 1.

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_296377.shtml

________________________________________
1 Nóvoa, António. Apresentação. In: CAMBI, Franco. A História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.
Pedagogia -Licenciatura 2
Wa - PED - Sem 1 - Unidade 1 - Processo Educativo no Contexto Histórico 3
Dito isto, bem vindos ao mundo da História da Educação! Espero que juntos possamos refletir, reconstruir e compreender a historicidade1 do processo educativo ao longo do tempo.
Nessa unidade, vamos trabalhar a Educação no mundo antigo, suas principais características e a educação na época medieval.Começaremos com uma rápida viagem pelo tempo antigo. Passaremos pela região mediterrânea; Grécia e, finalmente, Roma. Depois vamos nos deter um pouco mais na época medieval, pois apesar dela ter sido erroneamente interpretada por tanto tempo como um período de trevas, foi lá que a escola, tal como a conhecemos hoje, se constituiu.
Estudada a educação nesse período, entraremos na unidade II. Nesta...
tracking img