Processo decisorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelos do processo decisório

Processo decisório é o caminho mental que o administrador deve utilizar para chegar a uma decisão. Em todas essas decisões, existem certos elementos que sempre estarão presentes. Assim, pode-se adotar um modelo que explica o processo decisório e que pode ser aplicável a todos os problemas dentro do domínio organizacional. Os principais elementos presentes noprocesso decisório são:
* O estado da natureza – são condições de incerteza, risco ou certeza que existem no ambiente de decisão que o tomador de decisão deve enfrentar.
* O tomador de decisão – é o indivíduo ou grupo que faz uma opção entre várias alternativas. O tomador de decisão sempre é influenciado pela situação em que está envolvido, pelos seus valores pessoais, bem como pelas forçaspolíticas e econômicas que estão presentes.
* Os objetivos – são os fins ou resultados que o tomador de decisão deseja alcançar com suas ações. Há muita variação no grau em que os objetivos organizacionais são estáveis e facilmente identificados ou mensurados.
* Preferências – são critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.
* A situação – são os aspectos doambiente que envolve o tomador de decisão, muitos dos quais fora do seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.
* Estratégia – é o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para melhor atingir os objetivos. Depende dos recursos que pode utilizar ou dispor.
* Resultados – é a consequência ou resultante de uma determinada estratégia.

O processo decisório écomplexo e desenvolve-se ao longo de 6 etapas, que são:
1. Identificar a solução
* Qual a essência do problema ou da oportunidade?
* Quais são os subproblemas ou aspectos da oportunidade?
* Veja a situação global e não apenas uma parte dela.
2. Obter Informações
* Busque dados fatos e informações a respeito.
* Busque informações internas e externas.
* Envolve o cliente eo usuário.
3. Gerar soluções alternativas
* Desenvolva varias alternativas de solução
* Use criatividade e inovação
* Avalie a relação de custo/beneficio de cada alternativa
4. Avaliar e escolher a melhor alternativa
* Avalie as alternativas geradas: custo, tempo, eficácia.
* Utilize escala de pontos para avaliar as alternativas
* Escolha a alternativa maisadequada para a situação
5. Transformar a solução em ação
* Implementar a solução escolhida
* Pense no global e não apenas no detalhe
* Seja pratico para colocar a solução em ação

6. Avaliar os resultados
* Monitore o andamento das coisas
* Verifique se o problema foi realmente resolvido
* Avalie os resultados e as consequências

Cada uma das etapas descritas à cimainfluencia as demais e todo o conjunto do processo, mas nem sempre as mesmas são seguidas a risca e em sequência. Na verdade, a tomada de decisão deve seguir em um processo contínuo e ininterrupto. Cada decisão leva o administrador a uma ação que desta forma o leva a outra decisão e assim por diante ate chegar ao objetivo proposto. O resultado é a chamada árvore de decisões.

Essa arvore dedecisões mostra a sequencia do processo decisório e o desdobramento das alternativas de ações e as decisões seguintes.
Ambiente de Decisão
O administrador ao tomar decisões deve ponderar e pesar alternativas, que em sua maioria envolvem eventos futuros que são difíceis de predizer (Dizer antecipadamente o que vai acontecer), como o comportamento dos consumidores, a reação dos concorrentes, as taxasde juros para os próximos anos, a confiabilidade em um novo fornecedor. O processo decisório nas organizações ocorre geralmente dentro de 3 diferentes condições ou ambientes:


1. Ambiente de certeza – existe quando a informação é suficiente para dizer antecipadamente os resultados de cada alternativa de curso de ação. O administrador conhece seu objetivo e tem informação mensurável e...
tracking img