Processo decisorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel da auditoria no processo de identificação de falhas e/ou oportunidades na empresa

Na atualidade, a sociedade exige da Auditoria cada vez mais colaboração para dirimir atos ilegais que possivelmente aconteçam nas empresas, além de prevenir contra eventuais irregularidades.

O trabalho de Auditoria, se bem elaborado, gera confiabilidadeperante a opinião pública em relação às demonstrações e relatórios emitidos pela Contabilidade.
Casos de irregularidade ganharam destaques pelo mundo, onde os princípios fundamentais da Contabilidade não foram seguidos, na tentativa de tecer informações financeiras inadequadas à realidade da organização. Honestamente e isentas de distorções.

A Auditoria é um meio de obterinformações e confirmações sobre a veracidade das demonstrações apresentadas pela empresa, como forma de controlar áreas essenciais e de evitar situações que propiciem fraude e demais atos ilegais.

Auditoria tem como objeto de estudo o patrimônio da entidade, e principalmente o seu controle, suas informações e variações, e se destina a comprovar os fatos registrados pelaContabilidade nas demonstrações contábeis. É um ramo da contabilidade, e um importante instrumento na prevenção e combate a erros e fraudes nas organizações, com a função de reduzir e até mesmo dirimir a prática desses delitos. O presente artigo busca evidenciar as diferenças entre erros e fraudes e as principais formas de desvendá-los e preveni-los, demonstrando o papel do auditor quando houver a suaconstatação, evidenciando os controles internos e um bom trabalho de auditoria nas organizações. O trabalho de Auditoria não tem como principal função é a de detectar erros e fraudes, mas sua evidenciação no decorrer dos procedimentos. Na forma de prevenção, a Auditoria feita nas demonstrações contábeis deixa transparecer a credibilidade, confirmando recomendações e sugestões à entidade, gerandoinformações úteis para a tomada de decisão. Auditoria Contábil tem como função a manifestação de uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis da organização, e foi criada para fornecer informações seguras, transparentes e relevantes para o desenvolvimento das atividades da empresa, com a intenção de fornecer uma opinião imparcial, fundamentada em normas, princípios e testes realizados, garantindo acontinuidade da entidade.

No contexto atual, no qual várias empresas apresentaram escândalos motivados por fraudes contábeis em seus balanços patrimoniais, tornou-se imprescindível o trabalho de Auditoria como instrumento no combate e prevenção de irregularidades, demonstrando aos diversos usuários do trabalho de Auditoria uma percepção mais apurada da atividade e desua importância, para se evitar ou eliminar o risco de fraudes e erros nas organizações. As fraudes contábeis decorrem da representação inverídica do fenômeno patrimonial, tornando inadequado um balanço, atingindo a exatidão e clareza dos princípios básicos de um sistema contábil.

A Contabilidade, como forma de auditoria, se apresenta como auxiliar para a descobertade irregularidades praticadas contra o patrimônio das entidades. São necessários todos os meios para combatê-las, sendo que a administração deve tomar as medidas cabíveis para a prevenção ou combate de fraudes, erros e irregularidades. As empresas devem sempre estar atentas para a ocorrência de irregularidades nas suas dependências, procurando adotar medidas para dirimir e até mesmo extinguir essesdelitos, como:
* Exaltar o comprometimento dos funcionários com a empresa através da implantação de procedimentos que estimulem a integridade do colaborador;
* Implantar sistemas de controles internos, tentando diminuir a oportunidade de ocorrência de fraudes;
* Monitorar as atividades, com auditoria interna e externa periódica, e ainda revelar e punir os fraudadores;
* Tentar...
tracking img