Processamento de polpas de frutas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processamento de Polpas de Frutas



Em virtude da grande variedade de frutas com sabores distintos e bastantes agradáveis, o comércio de polpa de frutas congeladas vem aumentando consideravelmente. A diversidade de produtos e a grande variedade de frutas vêm permitindo nos últimos anos um expressivo crescimento no comércio de polpa de frutas congeladas. O sucesso desse empreendimento estáligado, entre outros a fatores, como a simplicidade dos processos de produção, aliada aos aspectos de praticidade que o produto oferece para o preparo principalmente, de sucos, o que é representada pela forte demanda do mercado.
As pequenas fábricas de polpa de frutas têm-se demonstrado atrativas aos pequenos produtores rurais, por exigirem investimentos relativamente baixos e minimizarem as perdasde matéria-prima nos períodos de safra.
O reconhecimento da importância da atividade agro-industrial no processo de desenvolvimento econômico e social tem levado os formuladores de políticas públicas, a eleger o setor como prioritário para a promoção de investimentos em novos empreendimentos. De fato, sabe-se que a agroindústria é uma das principais geradoras de empregos diretos e indiretos porunidade de capital investido. Por outro lado, a típica orientação locacional para a fonte de matéria-prima faz com que a agroindústria contribua para aliviar o sério problema do êxodo rural, por gerar empregos diretos e indiretos no campo.

Definição e processamento de polpas de frutas
Polpa de fruta é o produto natural, obtido por esmagamento das partes comestíveis de frutas carnosas, madurase frescas, por processos tecnológicos e sanitários adequados. A polpa de fruta congelada é um produto em expansão no mercado de sucos de frutas tropicais, cuja procura vem crescendo substancialmente. Entre as principais matérias-primas para atender a agroindústria de polpa, figuram as frutas tropicais com maior relevância: graviola, acerola, goiaba, abacaxi, maracujá, caju, manga, cajá, cupuaçu,umbu, Abacaxi, dentre outras, que resultam em produtos de grande aceitação para o consumo doméstico em restaurantes, lanchonetes, indústrias de doces, iogurtes, sorvetes, sucos etc.
Para se obter uma polpa de boa qualidade, os cuidados deverão começar no pomar, isto é, nos tratos culturais durante a colheita, e continuarem no transporte, armazenamento e processamento da fruta. O local escolhidopara instalação da fábrica deve oferecer condições para o bom funcionamento das operações de compra de matérias-primas, estocagem e venda dos produtos acabados, devendo ser observados os seguintes aspectos: evitar local onde ocorram oscilações freqüentes de energia elétrica, pois o descongelamento e re-congelamento, acarretam perdas de qualidade no produto; o local deve dispor de rede dedistribuição de água potável ou então de sua própria fonte, comprovadamente dentro dos padrões de potabilidade; os arredores não podem oferecer riscos às condições de sanidade e higiene do produto; as edificações devem ser construídas de modo a facilitar a manutenção das condições de higiene e possuírem espaços suficientes para estocagem de matérias-primas, produtos acabados, instalações dos equipamentosvestuário, sanitário, pé-dilúvios (local destinado à higiênização das botas nas entradas e saídas das fábricas) e outras instalações em geral.
De modo geral a produção e beneficiamento de polpas de frutas seguem um detalhado fluxograma, que envolvem as seguintes etapas; escolha e coleta da matéria seguido de transporte, recepção e pesagem, pré-lavagem e seleção, lavagem e sanitização e enxágue,descascamento e preparo, despolpamento, tratamento térmico, envasamento, congelamento armazenamento estocagem, comercialização.

Boas Praticas de Fabricação
Dentro da indústria de alimentos um dos fatores importantes que acompanha os procedimentos operacionais desde o inicio em todas as etapas, são as BPF (boas pratica de fabricação), onde desde da escolha do local da construção predial, ate o...
tracking img