Problemática dasdrogas

1513 palavras 7 páginas
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO.

Boa tarde. Quero inicialmente cumprimentar o presidente da banca Marcos Relva e agradecer ao professor e orientador Éden Grei Cortes Artiaga, por sua dedicação e desempenho que tiveste comigo nesses últimos meses, e dizer que sem as correções que me fizeste fazer, por várias vezes não teria concluído esse trabalho.

Bem. O presente artigo a ser apresentado versa sobre: A PROBLEMÁTICA DAS DROGAS FRENTE À APLICABILIDADE DA LEI: O USUÁRIO, O ESTADO E A SOCIEDADE.

A escolha do tema se deu em razão da relevância que o assunto vem apresentando no meio social, haja vista que direta e indiretamente termina por vincular, a todos que compõem a sociedade.

O problema perquirido no presente estudo foi: Verificar se as políticas públicas contidas na lei antidrogas, bem como as políticas públicas de prevenção e reabilitação dos usuários e dependentes químicos disponibilizadas pelo Poder Público são eficientes e aptas a solucionarem a problemática em questão.

Foi levantada a seguinte hipótese:

• As drogas sempre acompanharam os homens em suas trajetórias, onde estes justificavam o uso destas com os fins de cura e ritualísticos. Com o decorrer do tempo, as drogas passaram a serem empregadas com outros fins, haja vista seu consumo ter se tornado intenso e popularizado, o que terminou por confrontar-se com os valores contidos no seio da sociedade. Desta feita, o Estado com o objetivo de dirimir e suprimir referida problemática, editou diversas normas dentre elas a lei 11.343/2006, a qual trouxe uma visão extremamente evoluída no que tange a severidade na aplicação de sanção em desfavor dos traficantes e colaboradores, bem como possibilitar tratamento diverso aos usuários e dependentes, onde a própria norma trouxe em seu bojo, mecanismos que deverão ser seguidos pelo Poder Público como instrumento de reabilitação e reinserção destes indivíduos.

Fora utilizado como processo metodológico a pesquisa de natureza qualitativa,

Relacionados