Catapulta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Discussão
Depois do projeto pronto, o grupo se reuniu para a fase de testes. Essa parte do trabalho consistia em testar na pratica a viabilidade do projeto, começamos arremessando vários tipos deprojeteis com massas diferentes, e sempre anotando os resultados. Claramente pode-se perceber que o objeto arremessado tem certo ângulo com a horizontal, e descreve um arco de trajetória que é umaparábola. A partir dai começamos os cálculos, e várias perguntas começaram a surgir, como “o que acontece com a velocidade do projétil?”, “a velocidade é constante?”. E tomando por base essas dúvidas,começamos a pesquisar e desenvolver formulas matemáticas.
Depois de pesquisar e observar bastante o arremesso da catapulta, percebemos que a sua velocidade inicial vai diminuindo ate atingir um valormínimo no ponto mais alto da trajetória, e vai aumentando quando esta descendo ate atingir o solo. Sabemos que para que haja variação da velocidade, precisa haver forças atuando. Desprezando a resistênciado ar, a força que está atuando na bola é a força peso. Essa força atua na vertical de cima para baixo, fazendo com que o objeto tenha uma aceleração denominada aceleração da gravidade. Estaaceleração, para corpos próximos à superfície da Terra, vale aproximadamente 9,8 m/s2. Quando o projétil está subindo, a força peso, sendo para baixo, faz com que a velocidade diminua (movimento retardado) equando a bola está descendo, a força peso, atuando no mesmo sentido, faz com que a velocidade aumente (movimento acelerado).

Os vetores apresentam componentes Vx e Vy, para cada posição, nas direções Xe Y Na direção X o movimento é constante já na Y é uniformemente variado, portanto cada componente Vy terá um valor. O valor de Vy diminui na subida, anula-se no vértice da parábola e aumenta nadescida. O objeto foi lançado a partir da origem, fazendo um ângulo com a horizontal. Para determinar as componentes, sendo conhecidos o ângulo e a velocidade V0, basta projetar o vetor V0 nas duas...
tracking img