Santos drumont

Páginas: 7 (1524 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
ESCOLA ESTADUAL PROF.ª MARIA DOS PRAZERES MOTA

DIANY ALBUQUERQUE AVILAR
NAIRA ALINE RODRIGUES ALMEIDA
VERONICA SILVA DA CONCEIÇÃO

SANTOS DRUMONT

BOA VISTA – RR
2012-04
DIANY ALBUQUERQUE AVILAR
NAIRA ALINE RODRIGUES ALMEIDA
VERONICA SILVA DA CONCEIÇÃO

SANTOS DRUMONT

Trabalho de pesquisa, com exigência parcial
Para obtenção de notas do 4° Bim. Ensino Médio,
Escola EstadualProf.ª Maria dos Prazeres Mota
Serie 2° ano Turma: 202 Turno: Vespertino
Prof.° Edjarkson Costa

BOA VISTA – RR
2012-04

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos sobre a vida de Alberto Santos Dumont. Brasileiro, de uma família tradicional portuguesa. Seu pai direcionou os seus estudos para a mecânica, a física, a química e a eletricidade, por causa do seu grande fascínio por máquinas.Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina.
Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Esses vôos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando vôo por seus próprios meios,sem a necessidade de uma rampa para lançamento.

Alberto Santos-Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, no local que viria a ser o município de Palmira (hoje rebatizado em honra a ele), em Minas Gerais. Filho de Henrique Dumont, de ascendência francesa e engenheiro de obras públicas, e de Francisca Santos-Dumont, filha de uma tradicional família portuguesa.

Com Alberto aindapequeno a família se mudou para Valença (atual município de Rio das Flores) e passou a se dedicar ao café. Em seguida seu pai comprou a Fazenda Andreúva a cerca de 20 km de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ali, o pai de Alberto logo percebeu o fascínio do filho pelas máquinas da fazenda e direcionou os estudos do rapaz para a mecânica, a física, a química e a eletricidade.

Em 1891,Alberto, então com 18 anos e emancipado, foi para a França completar os estudos e perseguir o seu sonho de voar. Ao chegar a Paris, admirou-se com os motores de combustão que começavam a aparecer impulsionando os primeiros automóveis e comprou um para si. Logo Santos-Dumont estava promovendo e disputando as primeiras corridas de automóveis em Paris.

Com a morte do pai, um ano depois, o jovemSantos-Dumont sofreu um grande abalo emocional, mas continuou os estudos na Cidade-Luz. Em 1897 fez seu primeiro vôo num balão alugado. Um ano depois, subia ao céu no balão Brasil, construído por ele. Mas procurava a solução para o problema da dirigibilidade e propulsão dos balões. Projetou então o seu número 1, com forma de charuto, com hidrogênio e motor a gasolina.

Primeiro vôo

No dia 20 desetembro de 1898 realizou o primeiro vôo de um balão com propulsão própria. No ano seguinte voou com os dirigíveis número 2 e número 3. O sucesso de Santos-Dumont chamou a atenção do milionário Henry Deutsch de la Muerte que no dia 24 de março de 1900 ofereceu um prêmio de cem mil francos a quem partisse de Saint Cloud, contornasse a torre Eiffel e retornasse ao ponto de partida em 30 minutos.Santos-Dumont fez experiências com os números 4 e 5. Em 19 de outubro de 1901 cruzou a linha de chegada com o número 6, mas houve uma polêmica graças a um atraso de 29 segundos. Em 4 de novembro o Aeroclube da França declarou-o vencedor. Além do Prêmio Deutsch recebeu do presidente Campos Salles outro prêmio no mesmo valor e uma medalha de ouro.

Em 1902 o príncipe de Mônaco, Alberto 1º, ofereceu umhangar para ele fazer suas experiências no principado. Santos-Dumont continuou construindo seus dirigíveis. O numero 11 foi um bimotor com asas e o numero 12 parecia um helicóptero. Em 1906 foi instituída a Taça Archdeacon para um vôo mínimo de 25 metros com um aparelho mais pesado que o ar, com propulsão própria. O Aeroclube da França lançou o desafio para um vôo de 100 metros.

Com Edison e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santos drumont
  • Duplicação Santos Drumont
  • Santos
  • Santos
  • Santos
  • santo
  • Carlos Drumont de Andrade
  • santos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!