Probelmas de aprendizagem escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM ESCOLAR / Trabalho de 2ª Verificação



1 – “Antes de patologizar, é necessário conhecer a verdadeira história familiar, discriminar o que é falha no ensino e falta de oportunidade escolar das dificuldades reais do processo de aprendizagem. Em outros termos, tentar distinguir efeitos patologizantes da escola de problemática nascida da dinâmica familiar (Weiss 1997)”.- De acordo com o texto de M. L. L. Weiss (1997), quais os instrumentos que o psicopedagogo possui para investigar os efeitos patologizantes da escola e da família?


A partir do primeiro contato que o terapeuta recebe por telefone em relação à queixa, vai definir a forma de realizar a primeira entrevista. É comum a primeira entrevista ser como uma Entrevista Familiar ExploratóriaSituacional (EFES).
Essa entrevista tem alguns objetivos tais como, a compreensão da queixa nas dimensões familiar e escolar, a captação das relações e expectativas familiares centradas na aprendizagem escolar, a expectativa em relação à atuação do terapeuta, a realização do contrato e do enquadramento de forma familiar e o esclarecimento do que é um diagnóstico psicopedagógico.
Nessetipo de entrevista, reúno os pais com a criança ou o adolescente para uma sessão conjunta com uma duração de aproximadamente cinquenta minutos. Os resultados da EFES serão comparados e relacionados com o material recolhido na anamnese, testes e outras entrevistas. Vários casos de fracasso escolar, de adolescentes, por exemplo, ficaram equacionados nessa entrevista familiar, sem haver necessidadede dar continuidade ao diagnóstico, pois houve uma clarificação da questão no nível grupal com reposicionamento dos pais e proposta de ação conjunta no nível escolar e de outras atividades, ou seja, nem todo fracasso escolar é devido a um problema de aprendizagem.
A entrevista de anamnese é também bastante útil para investigar toda a história familiar e de construção do próprio indivíduo. Osaspectos são a história das primeiras aprendizagens, evolução geral, história clínica, história da família nuclear e ampliada e história escolar. Dessa forma é possível perceber se o problema de aprendizado que a criança apresenta é devido a alguma dinâmica mal estruturada da família, com, por exemplo, o fato da criança sempre trocar de escola.
Uma outra primeira entrevista, é a entrevistafeita com os pais, estruturada em torno do motivo da consulta. Nela, é extraída basicamente, o significado do sintoma na família, o significado do sintoma para a família, as expectativas dos pais quanto à intervenção do psicólogo e a observação das modalidades comportamentais expressas pelo casal.
No diagnóstico lúdico, o uso de situações lúdicas é uma possibilidade de se compreender,basicamente o funcionamento dos processos cognitivos e afetivo-sociais em suas interferências mútuas. Assim, criança constrói um espaço de experimentação, de transição entre seu mundo interno e o externo.Dependendo da idade da criança o tipo de intervenção vai variar, sendo algumas feitas para facilitar a comunicação ou para esclarecer algum assunto que não ficou claro para o psicopedagogo, em outroscasos pode-se alternar testagem e avaliação pedagógica ou só mesmo uma sessão inteira de lúdico.
Enquanto os adolescentes já preferem o uso de jogos de regras, em que possam brincar e, ao mesmo tempo “medir forças” com o terapeuta. Pode se utilizar jogos que exijam bastante raciocínio, atenção, antecipação de situações e diferentes estratégias, usando-os no início ou na parte final dasessão. Dessa maneira, eles podem revelar aspectos que não aparecem nas situações mais formais do diagnóstico não só na área cognitiva, mas também na afetivo-social.
Um dos instrumentos, o E.O.C.A., ficava excessivamente formal, tocando no “ponto fraco”: a leitura, a escrita ou cálculo através das propostas dirigidas pelo terapeuta. Experimentando “A Hora do Jogo Diagnóstico”, de diferentes formas,...
tracking img