Probabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A violência contra a mulher é um fenômeno complexo que pode estar presente em todos os âmbitos da vida, ao longo de seu ciclo vital, podendo se manifestar sob diferentes formas e inúmerascircunstâncias (1). O fenômeno se expressa, principalmente, através da violência sexual, física e psicológica; no entanto, não se inscreve somente no corpo, pois nem sempre deixa marcas visíveis, repercutindo navida social da mulher(2).

Dentre as diversas situações de violência das quais as mulheres são vítimas, destaca se
a violência doméstica, que se refere a todas as formas de violência e oscomportamentos dominantes praticados no âmbito familiar(3). Investigações realizadas em serviços de saúde mostram prevalências anuais de violência contra mulher perpetrada pelo parceiro íntimo oscilando entre4 e 23% e aumentando para valores de 33 a 39%, quando considerada a violência no período total de vida dessas mulheres(4).

A este respeito, estudo (5) realizado em uma unidade de atenção primária àsaúde, em que se avaliou a freqüência dos casos de violência, a natureza, a gravidade e a relação da mulher com o agressor, verificou-se que 44,4% das usuárias relataram pelo menos um episódio deviolência física na vida adulta, sendo que em 34,1% o ato de violência partiu de companheiros ou familiares. Verificou-se a ocorrência de pelos menos um episódio de violência sexual na vida adulta, 11,5%das mulheres e, em 7,1% dos casos, os autores da ação eram companheiros ou familiares. Conclui a autora que a violência física e sexual teve alta magnitude nesse serviço, sendo que os companheiros efamiliares foram os principais perpetradores, e os casos são, em sua maioria, severos e repetitivos.

Os serviços de saúde são importantes na detecção do problema, porque têm, em tese, uma coberturae contato com as mulheres, podendo reconhecer e acolher o caso antes de incidentes mais graves(5). Desta forma, a identificação de mulheres em situação de violência é de extrema importância....
tracking img