Pro dia nascer feliz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRO DIA NASCER FELIZ

O filme em questão é em um todo muito impactante para nós que estamos iniciando uma vida como futuros professores, que nos faz refletir a respeito dessa profissão. Já no início podemos ver as más condições de uma escola pública no nordeste de Pernambuco, onde não é oferecido nem o mínimo de estrutura para os alunos. A limpeza da escola mostrada no filme é desumana, onde osbanheiros são de uma sujeira assustadora.
O depoimento da menina Valéria de 16 anos que gostava de poesias mostra que nas cidades mais pobres existem pessoas com muita força de vontade para vencer na vida. Essa menina como tantos outros alunos tinha que andar de ônibus em pé 31 quilômetros para conseguir completar o ensino médio.
O depoimento da diretora dessa escola mostra como o sistema deavaliação deixa a muito a desejar. A professora Denise diz que o desinteresse dos alunos desestimula muitos professores, onde os alunos não aproveitam o mínimo que possuem.

Na escola pública do Rio de Janeiro os problemas mostrados em relação escola são outros, primeiramente a localização é a poucos metros de uma boca de fumo, onde os alunos estão em contato quase que direto com traficantes.
Emrelação ao desinteresse dos adolescentes é visível que a maioria não respeita os professores, gerando assim um desgaste profissional e emocional dos educadores. O sistema mais uma vez tenta maquiar o ensino, onde nos conselhos de classe alguns professores se sentem pressionados a passar de ano alunos reprovados em suas matérias por falta de apoio de seus próprios colegas.
O núcleo de cultura daescola mostra a importância da música e da cultura na formação do ser humano, cobrando certa disciplina em relação à sociedade.

Na escola estadual de São Paulo mostra a realidade de uma periferia, onde a diretora também tenta maquiar os problemas em relação aos alunos e professores, mas os alunos dizem que os professores faltam diversas vezes por semana, mas a escola possui professores commuita vontade de ensinar, como a professora Celsa que fala sobre sexualidade, poesias. Mas também dá um depoimento impactante para os iniciantes nessa profissão, e diz que o desinteresse, o desrespeito dos alunos causa uma sobrecarga física e mental nos professores muito grande, onde eles absorvem praticamente todos os problemas gerados na sociedade, ela deixa visível seu desanimo em relação àprofissão e diz que a tendência com um tempo é deixar pra lá, todos os seus objetivos e projetos para com o ensino. Mas uma vez fica visível que o sistema de avaliação pressiona os professores para que cada vez menos alunos sejam reprovados.
Na mesma escolar a professora Suzana diz que a escola perdeu a sua função para com a sociedade, onde a escola em um todo se encontra totalmente jogada.
Aviolência, a indecisão a e imaturidade na adolescência em relação a vários fatores talvez possa ser alguns dos maiores problemas que a escolar tem que absorver.

Na escola do bairro nobre de São Paulo mostra uma realidade totalmente diferente de todas as outras, onde os adolescentes de classe alta vivem em uma realidade totalmente diferente dos demais, para essa escola os problemas são muito menores queem uma escola pública, mas também possui problemas que não foram gerados por ela. Os pais dos alunos estão presentes nas cobranças por resultados, e até mesmo os alunos se cobram a ponto de não viverem a própria vida e se tornarem depressivos com tanta cobrança. Mas é visível a indecisão dos adolescentes em relação à vida, a sociedade.

O filme mostra que a desestruturação familiar contribui paraque os adolescentes percam a sensibilidade com o próximo, causando violência, desrespeito, insensibilidade e certa revolta com a sociedade, pois hoje em dia não se tem mais uma base familiar, que é o início da formação do ser humano. A escola esta sendo somente um reflexo de uma sociedade sem futuro, sem base, sem estrutura e totalmente perdida sem saber qual seu rumo.
Os adolescentes no...
tracking img