Principios da radioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRICO DA RADIOTERAPIA

O início da radioterapia - definida como o uso terapêutico de radiações ionizantes - remonta ao final do século XIX, impulsionada pelas descobertas dos raios-X (1895 – Röentgen), da radioatividade (1896 – Becquerel), e do rádio-226 (1898 - casal Curie).
Utilizando-se de diferentes técnicas, a radioterapia consiste em administrar uma dose de radiação a umvolume definido, chamado volume-alvo, tentando poupar ao máximo os tecidos normais ao seu redor. A precisão é essencial para garantir um tratamento de qualidade e, ao longo dos últimos anos, passou por profunda melhoria com os avanços tecnológicos, fato que alavancou o uso desta modalidade e a transformou numa das principais armas na luta contra o câncer.
Empregada tanto em doenças benignascomo malignas, de forma exclusiva ou associada à cirurgia e / ou à quimioterapia, é indicada a 2 em cada 3 pacientes oncológicos, traduzindo seus resultados na erradicação do tumor, em melhor qualidade de vida, ou no aumento das taxas de sobrevida.



CONSIDERAÇÕES FÍSICAS

A matéria-prima da radioterapia, como o próprio nome diz, é a radiação, que é basicamente constituída por energia. Aquantificação da transferência dessa energia para determinada massa de material é a medida de dose da radiação, expressa em Gray (1 Gray, ou Gy, equivale a 1 Joule por Kg). A depender da quantidade de energia, quando a radiação é absorvida, ela pode provocar excitação dos elétrons do meio ou mesmo arrancá-los de sua camada orbital, causando uma ionização, processo este que é essencial para aocorrência dos efeitos biológicos da radiação.
Em geral, são definidos dois tipos de radiação: eletromagnética (raios-X ou gama), constituída basicamente por energia; e corpuscular (elétrons, partículas alfa e beta, prótons e nêutrons), que possuem massa de repouso.
Os raios-X (RX) ou gama são idênticos na sua constituição (fótons), mas enquanto os primeiros são produzidos artificialmente apóscolisão de elétrons de grande velocidade com a matéria nos tubos de RX ou Aceleradores Lineares (AL), os raios gama são produzidos por isótopos naturais, como o cobalto - 60 (Co-60).
O uso da radiação eletromagnética para as diferentes finalidades depende da sua energia: quando da ordem de milhares de elétrons-volt (KeV - quiloeletronvoltagem), têm poder de penetração limitado, e sãoutilizados no tratamento de tecidos superficiais, como pele e mucosas; quando a magnitude é da ordem de milhões de elétrons-volt (MeV - megaeletronvoltagem), são utilizados no tratamento de lesões mais profundas, e possibilitam poupar a pele dos seus efeitos.
A radiação corpuscular mais difundida na prática clínica são os elétrons, utilizados principalmente no tratamento de lesões superficiais.Diferentemente das radiações eletromagnéticas, há uma relação diretamente proporcional entre a energia do feixe e a dose entregue aos tecidos superficiais (pele).
Outro tipo de radiação corpuscular que tem ganhado espaço na radioterapia clínica são as partículas pesadas, notadamente os prótons. Algumas propriedades físicas dessas partículas são de interesse para o tratamento de determinadostumores, uma vez que a dose é depositada predominantemente a uma determinada profundidade, em virtude do chamado “pico de Bragg” que ocorre no final da trajetória da partícula. Isso faz poupar os tecidos mais superficiais e mais profundos que o tumor.
Assim, dependendo da qualidade de radiação utilizada, intensidade, e tipo de material, a energia se deposita de diferentes maneiras, quepodem ser expressas por gráficos de dose em função da profundidade (análise unidimensional), curvas de isodose (bidimensional) ou análise volumétrica (tridimensional).
Há três métodos distintos para a aplicação clínica da radiação:
1) Braquiterapia: fontes radioativas na forma de aplicadores especiais, agulhas, sementes ou fios são colocadas em contato direto com o volume alvo -...
tracking img