Radioterapia no contexto da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO
A Radioterapia é uma das principais opções para o tratamento de câncer na atualidade. Ao longo dos anos, ela evolui no sentido da evolução de obtenção de ferramentas que possibilitassem o aumento gradativo nas doses dos tecidos tumorais, e uma diminuição nas doses dos tecidos sadios, aumentando sua eficácia.
Atualmente ao se deparar com máquinas modernas em um hospital, aradioterapia não é uma modalidade recente de tratamento. Ela surgiu por volta de 1900, a partir de 2 descobertas. A descoberta da radiação artificial produzida por Roentgen em 1895 (premio Nobel em 1901) e da radioatividade natural, descoberta pelos trabalhos de Becquerel e do casal Curie, que lhes rendeu o Nobel em 1903.
Os primeiros relatos de uso da radiação em tratamentos médicos datam do princípio doséculo 20. Equipamento com tubos primitivos de raio X emitiam radiação de baixa energia, que não conseguiam penetrar no corpo até os tecidos profundos. Eram usados para tratar tumores superficiais, com finalidade apenas paliativas.
Com o avanço tecnológico surgiram equipamentos de energia mais alta, com energia em milhões de eletronvolts, capazes de tratar os tecidos profundos poupando a pele.Estes equipamentos se popularizaram nos anos 50 com os aparelhos de telecobalto, que continham uma fonte radioativa de cobalto 60. Vieram em seguida os equipamentos de megavoltagem que produziam radiação artificialmente, acelerando elétrons em um tubo. Conhecidos como aceleradores lineares, estes equipamentos vem evoluindo até os dias atuais. A energia dos raios produzidos veio aumentando, até quenas décadas de 60-70 já dispúnhamos da energia que utilizamos atualmente.
Houve uma grande evolução da radioterapia nos últimos 20 anos.  Isto aconteceu devido, principalmente, a evolução dos métodos de imagem e à grande evolução da informática e da robótica. Podemos hoje localizar um tumor em uma tomografia, fazer uma fusão com uma ressonância magnética para uma melhor imagem anatômica daregião, ou ainda fundir a imagem com um PET, que nos mostra as regiões com maior atividade celular, comportamento dos tumores malignos.
A radioterapia / radiocirurgia estereotáxica trouxe imobilização mais rigorosa e localização de tratamento mais precisa, possibilitando uma diminuição das margens de segurança e maior preservação de tecidos normais.
Atualmente utiliza-se em o tratamento feixes defótons e elétrons. Já estão disponíveis também equipamentos que utilizam feixes de prótons, embora ainda existam apenas poucos aparelhos em todo o mundo devido ao custo extremamente elevado e às suas instalações extremamente complexas. Alguns estudos já mostram vantagens no seu uso em situações específicas, e acreditamos que em algum tempo estaremos utilizando também prótons de rotina. Outros feixestambém estão sendo pesquisados, como feixes de nêutrons, de íons de carbono ou núcleo de hélio.
A radioterapia evolui muito a cada dia com descorbetas de novas doenças e técnicas, o que ajuda no avanço da medicina e consequentemente da enfermagem.

2-DESENVOLVIMENTO
A radioterapia baseia-se na destruição do tumor pela absorção da energia da radiação incidente, tendo como principio maximizar odano ao tumor e minimizar o dano em tecidos vizinhos, normais, o que se consegue irradiando o tumor de várias direções. Os processos bioquímicos envolvidos na destruição das células pela radiação ainda são objeto de estudos. A radioterapia se subdivide-se em teleterapia e braquioterapia.(OKUNO, 1982)
No caso de Teleterapia a fonte radioativa é colocada a muitos centímetros da região a ser tratada.Os equipamentos utilizados na teleterapia podem ser quilovoltagem, de megavoltagem e de teleisotopoterapia. (OKUNO, 1982)
Equipamentos de quilovoltagem: São tubos convencionais de raio x. A voltagem aplicada entre os eletrodos é no máximo de 250Kv. Para a voltagem de 200kV, a dose máxima ocorre na pele, decrescendo até atingir 50% a 5cm de profundidade, 25% a 10 cm e sendo praticamente...
tracking img