Principais fibras texteis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DAS PRINCIPAIS FIBRAS TEXTEIS


FIBRAS NATURAIS

Algodão ( CO ): É a mais importante das fibras ( cerca de 50% do consumo mundial ). E obtida através da semente do algodoeiro. É de grande resistência, absorvente e boa condutora do calor. Tem facilidade para amarrotar e aceita muito bem os tingimentos. Encolhe bastante, exceto quando recebe tratamento prévio. É vulnerável ao mofo e àluz solar. Quando seca, a fibra é quase inteiramente composta por celulose (de 88 a 96%). Além da celulose ela contém pequenas porções de proteínas, pectina, cera, cinzas, ácidos orgânicos e pigmentos.

É plantado em diversas regiões do mundo, em diversas variedades, diferenciando-se em algumas de suas características devido à condições climáticas, solo, cuidados, crescimento, etc...

NoBrasil é a fibra mais cultivada, plantada fundamentalmente em duas áreas.

Meridional: abrangendo os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

Setentrional: abrangendo os estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.

O algodoeiro cultivado na zona meridional é plantado anualmente. Suas plantas medem de 1 a 1,5m de altura, necessita delugares quentes e úmidos e requer cerca de 150 a 200 dias para ser colhido. As fibras são mais curtas, menos resistentes e mais grossas que as produzidas na área setentrional.

O algodoeiro cultivado na zona setentrional é uma planta perene (produz fibras com as mesmas características por vários anos seguidos). Com uma altura máxima de 3m. Sua variedade mais conhecida é o algodão Seridó, queproduz fibras longas, resistentes, finas e brilhantes.

As fibras de algodão podem ser colhidas manual ou mecanicamente. Na colheita manual, as fibras se apresentam com uma menor quantidade de impurezas que as colhidas mecanicamente. Após a colheita o algodão deve ser descaroçado, isto é, devem-se separar as fibras das sementes; isto é; feito por descaroçadeiras que também eliminam parte dasimpurezas mais grossas como cascas, folhas, galhos e terra. As fibras são acondicionadas em fardos.

APLICAÇÃO

O comprimento da fibra do algodão é muito importante para a qualidade do fio; as mais longas permitem a produção de fios mais finos, resistentes e conseqüentemente a obtenção de tecidos melhores.

CLASSIFICAÇÃO COMERCIAL DO ALGODÃO

Comprimento:
Fibra curta – 20,5 a 24 mm
Fibramédia – 24 a 28,5 mm
Fibra longa – 28,5 a 35mm
Fibra extra longa – 35mm ou mais.
Tipo: é o que diz respeito a vários fatores que influenciam na classificação do algodão como: cor, brilho, maciez, impurezas, etc...

Tipo: 1 Superior 6
2 Bom 6/7 Sofrível
2. 7

3. 8

4/5 Regular 8/9 Inferior4. 9

Descaroçamento do algodão: em média 100Kg de algodão em caroço dão 35Kg de fibras, 52 KG de semente e 3Kg de desperdício vegetal.
Comprimento da Fibra: 13 a 40 mm
Composição: celulose 91% água, proteína, gordura, cinza.
Densidade: 1,55 g/cm3
Higroscopicidade: 8 a 8,5%
Utilização da semente: óleo comestível e filmes fotográficos.Principais Aplicações: Uma infinidade de tecidos é fabricada com esta fibra, desde os mais delicados, como a cambraia, aos mais pesados e resistentes, como a lona. Os tecidos fabricados com algodão são muito indicados para o verão, tanto para as roupas de lazer como para as de trabalho. Verifica-se um leque de opções de tecidos fabricados a partir desta fibra, desde os muito delicados– rendas, musselines, organdis, cambraias, tricolines – até os mais resistentes – brins e lonas – passando pelos pesos médio – popeline, veludo, fustão, e ainda malharia para roupa íntima e externa, roupa de cama, mesa e banho, toldos, tecidos técnicos e tecidos para limpeza. È também utilizado para fins medicinais como: gaze e algodão hidrófilo.


Linho ( CL ): É uma fibra de caule,...
tracking img