Catalago de materiais texteis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução:
As fibras têxteis são os materiais utilizados pela indústria para fabricação dos materiais têxteis, elas devem ser preparadas de modo a formar estruturas tais como tecidos planos, artigo de malharia, feltros e outros. Existem propriedades que determinam as características das fibras têxteis, são elas; comprimento, resistência, coesão, flexibilidade, elasticidade, resiliência,absorção, umidade, condutibilidade de calor, sensibilidade ao calor, resistência à luz solar, brilho, resistência aos produtos químicos, resistência a microorganismos. As fibras Têxteis são divididas em; Naturais e Químicas, cada uma delas tem suas subdivisões e é isso que veremos no decorrer desse trabalho.

















2. Fibras têxteis
Fibras têxteis é otermo usado para os materiais, naturais ou artificiais, que formam os elementos básicos para fins têxteis como fios, tecidos, não-tecidos, entre outros. As fibras para serem apropriadas ao uso têxtil têm que ter o comprimento no mínimo 100 vezes maior que seu diâmetro, finura, resistência a tensão, absorção e flexibilidade para que o fio possa ser transformado em tecidos.

2.1 Fibrastêxteis Naturais.
As fibras naturais são todas as fibras que já se apresentam prontas na natureza necessitando apenas alguns processos físicos para transformá-las em fios. Elas se dividem em: Fibra têxtil Vegetal, fibra têxtil animal e fibra têxtil mineral.

2.1.1 Fibras têxteis naturais vegetais.
São as fibras retiradas dos vegetais são encontradas nos caules, sementes,folhas e frutos os mais utilizados são: o algodão, a paina, o linho, a juta, o rami, o cânhamo, o sisal e o coco.

2.1.1.1 Fibras têxteis vegetais de semente.
São as fibras naturais de origem vegetal retiradas das sementes e as mais comuns são a fibra do algodão e da paina.







2.1.1.1.1 Algodão.
O algodão é a fibra mais utilizada na cadeia têxtil e possuipor características: toque suave e confortável possui boa solidez, amassa facilmente, é hidrofílico, o que significa que o algodão tem excelente capacidade de absorção. Roupas feitas de algodão absorvem suor, mantendo, assim, um maior conforto. O Algodão pode ser misturado com qualquer outro tipo de fibra facilitando no seu manuseio e na criação de novos tecidos, o tecido 100% algodão cru tembrilho fosco agradável e é hipoalergênico, o que significa que tem uma baixa tendência para provocar reações alérgicas. O algodão também possui pouca elasticidade, boa resistência física que uma das principais característica da fibra e é bem resistente as altas temperaturas.


2.1.1.1.2 Paina.
A paina é uma fibra fina e sedosa, mas pouco resistente, não sendo muito aproveitada naconfecção de tecidos, mas é muito utilizada como preenchimento de travesseiros e brinquedos de pelúcia. Uma grande paineira pode deixar um tapete branco de paina caída aos seus pés no final da época de frutificação.Especialmente por suas qualidades ornamentais, tronco imponente, normalmente bastante espinhosos quando a árvore é jovem, folhagem quase sempre decídua, de um verde muito brilhante,flores grandes e coloridas e frutos que expõem as painas como flocos de algodão em seus ramos, as paineiras são cultivadas em meio urbano e em jardins, mesmo fora da sua área de ocorrência natural (como em Portugal).

2.1.1.2 FIBRAS NATURAIS VEGETAIS DE CAULE.
São as fibras vegetais extraidas dos caules, ha varias fibras retiradas do caule entre elas se destacam o linho, a juta, orami, o canhamo e o bambu.

2.1.1.2.1 Linho.
O cultivo do linho, assim como o processo de produção da fibra é muito caro, o que faz com que o tecido tenha um custo elevado. Para solucionar esse problema as indústrias têxteis produzem a fibra de linho misturada a outras fibras tais como: o algodão e a viscose; sem perder as suas características. As características do linho são:...
tracking img